Primavera chegando e Marechal Floriano fica ainda mais plena como a “Cidade das Orquídeas”

Publicado em 18/09/2017 às 15:51

Compartilhe

Já dizia Tim Maia: “Porque é primavera, te amo”. É com essa mesma magia da estação mais colorida do ano que se aproxima, que Marechal Floriano, conhecida como Cidade das Orquídeas, fica ainda mais cheia de belezas e encantamentos para moradores e turistas.

O título de Cidade das Orquídeas não é à toa. Símbolo do Espírito Santo, a Cattleya warneri é uma planta muito encontrada em Marechal Floriano, fomentando a tradição de orquidofilia e chamando atenção pela sua exuberância, pela diversidade das cores de suas flores, por seu formato único e delicadeza.

Edmar Brambati Marques, produtor de orquídeas há mais de 10 anos, transformou o seu hobby em um negócio e hoje tem mais de 40 mil plantas e mais de 100 variedades de orquídeas em sua propriedade, localizada em Santa Maria de Marechal Floriano.

Questionado sobre a rotina de cuidado com o orquidário, ele logo diz: “não existe nada mais satisfatório do que fazer algo que a gente gosta. Não me sinto no trabalho, me sinto promovendo encontro de plantas, flores e pessoas, o que me dá muita realização quando adquirem uma orquídea daqui. Vou a diversas exposições no Brasil e recebo o reconhecimento por onde passo”, destacou.

Já para Plínio Marcos Uhl, a produção de orquídeas é mais do que um negócio, mas, sim, um legado do seu pai, o Paulo, que cultiva essas flores há mais de 30 anos. Juntos, pai e filho já têm cerca de 10 mil plantas, com registro no Ministério da Agricultura, que também permite a comercialização das flores.

“Nós temos duas estufas e aprendemos muito com as flores. Assim como a vida, as flores têm os seus estágios. Aprendemos a ter paciência, carinho e cuidado. Uma orquídea demora cinco anos para florir e depois é somente uma vez por ano. Já parou para pensar por que existem tantos colecionadores? Isso é muito bonito”, afirmou Plínio. Sobre morar na cidade com esse título? Tanto Edmar quanto Plínio são apaixonados.

Já o orquidófilo Fábio Jacob Tesch, que juntamente com a esposa Silvana Huber Tesch possui o Orquidário Tesch, em Santa Maria, destaca o amor de sua filha, a pequena Isabela Huber Tesch, de apenas 5 anos, pelas plantas. “Ela adora estar no orquidário e até conhece algumas espécies. Ela aprendeu a gostar de flores desde os primeiros meses de vida”, conta Fábio.

Fábio também lembra que de 13 a 15 de outubro será realizada, no Ginásio de Esportes Miguel Kröhling, anexo à Escola Professor Nicolau Kröhling, no distrito de Santa Maria, a 10ª Exposição de Orquídeas. Serão mais de 40 orquidófilos, com mais de mil plantas expostas e à venda. O evento tem entrada gratuita.

Prefeitura quer incentivar produtores

Atualmente, em Marechal Floriano existem cerca de 100 orquidófilos. Para incentivar ainda mais a produção, potencializar o turismo e movimentar a economia da cidade, a Prefeitura prevê a criação do projeto “Cidade das Orquídeas”, que será focado na capacitação de mais produtores e campanhas de divulgação.

“O projeto está sendo elaborado com a colaboração da Secretaria de Cultura e Turismo, Secretaria de Educação e Esportes, Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e Secretaria de Agricultura. Queremos tornar Marechal Floriano referência em todo o país”, disse Maria Goretti Pereira Pinto, secretária municipal de Cultura de Turismo.

Veja também

chatgpt

Polícia de Londres realiza explosão controlada de pacote suspeito na Embaixada dos EUA

Hacker cracking the binary code data security

Os 5 principais navegadores antidetecção para 2025

capa

Como gravar áudio do YouTube?

capa

Disco rígido externo não aparece no Windows 10 (dicas de 2024)

capa

Pé de jambo em Santa Isabel é declarado Patrimônio Histórico Ambiental de Domingos Martins

11042023-pzzb9243

Julgamento de Bolsonaro e demais indiciados pode ocorrer em 2025

ponte

Terceira Ponte será parcialmente interditada neste sábado (23) para Corrida das luzes

Close-up of mosquito sucking blood from human arm.

Dia Nacional de Combate à Dengue: uma luta de todos