Cães abandonados atacam animais de criação no Caxixe, em Venda Nova do Imigrante
Publicado em 31/08/2017 às 14:51
Moradores e produtores rurais do Caxixe, zona rural de Venda Nova do Imigrante, enfrentam um problema: cães de rua estão invadindo suas propriedades e matando os animais. Só em um local, nesta semana, foram quatro aves mortas: dois gansos, um pato e um peru.
“Hoje pela manhã, encontrei um casal de gansos mortos aqui na minha casa. Os ovos, que estavam sendo chocados, também foram devorados pelos cães”, relata um produtor rural, que prefere não se identificar. Segundo ele, o problema é recorrente e antigo.
Há dois meses, os cachorros mataram seis galinholas também em sua propriedade e, há quatro anos, 21 carneiros morreram eletrocutados depois de se assustarem com os cães que invadiram o curral. “Eles se agruparam perto da cerca elétrica, com medo, e acabaram morrendo por causa do choque”.
O produtor enfatiza ainda que basta andar pelo do Caxixe durante a noite que é possível ver grupos de cães pelas ruas, revirando lixeiras. “Os cachorros não têm culpa, eles estão com fome e tentam se alimentar. Mas é preciso tomar alguma providência, seja retirá-los das ruas ou, no caso daqueles que têm dono, mantê-los presos. Ninguém mais consegue criar animais aqui na região”, reclama o produtor rural.