Alegria e emoção marcam o X Encontro da Cultura Italiana, em Araguaya

Publicado em 09/08/2017 às 20:13

Compartilhe

Alegria, diversão e muita emoção marcaram os três dias do X Encontro da Cultura Italiana de Araguaya, em Marechal Floriano, no último fim de semana. Este ano, o evento foi em homenagem a “Seu Angelin Uliana”, idealizador da Casa do Nonno, que faleceu em novembro do ano passado.

A abertura da festa aconteceu na sexta-feira (04), com a presença do prefeito Cacau Lorenzoni e do vice-prefeito, Júnior Lovatti, além de todos os secretários municipais. O vereador Cezar Ronchi, que é de Araguaya, falou em nome dos vereadores e trouxe informações sobre a Família Lorenzoni, deixando o prefeito bastante emocionado.

“Agradeço ao vereador Cezinha Ronchi por trazer todas essas informações sobre a minha família e os meus antepassados. E quero dizer, também, que não medimos esforços para realizar essa festa. Agradeço a cada um que ajudou na organização desse evento tão bonito. Afirmo que, o que Araguaya precisar, estarei de braços abertos para atender. Vocês estão de parabéns”, destacou o prefeito.

O momento mais aguardado do primeiro dia da festa foi o lindo Desfile Bambini, com as crianças de Araguaya. Este ano, a apresentação da violinista Adriana Vinand deu um toque especial o desfile. Outra novidade que vale ser ressaltada é que cada criança que participou levou consigo um objeto de família. A história de cada pertence foi contada no momento em que os Bambini estavam na passarela.

Foram apresentados lenços, ferramentas, camafeu, canivetes, chapéus, suspensórios e até um relógio. É muito importante saber que esses objetos têm tanta história e ainda são guardados e preservados pelas famílias de Araguaya. Isadora Uliana, neta de “Seu Angelin”, leu um poema em homenagem ao avô, que emocionou a todos.

Também teve a apresentação de teatro, que animou o público que compareceu à primeira noite da festa, além de show italiano com a dupla Giocco di Mora.

No sábado (05), pela manhã, aconteceu a caminhada Picada do Nonno. Depois do almoço, teve torneio adulto de Bocha, Torneio de Cinquillho e Torneio de Tressete. Os vencedores levaram bonitos troféus para casa. Por volta das 16 horas, o vice-governador, César Colnago, visitou o pavilhão da festa. Muito sorridente, Colnago – que também é músico – garantiu que fará uma apresentação no Encontro do ano que vem.

A festa continuou com o agradável show de Mirano Schuler e apresentação do Grupo Folclórico Picolli Granelli. Também teve muita música italiana com as bandas Gioco di Mora e Brasitalia.

No domingo (06), mais emoção durante a Santa Missa em Italiano, na Igreja de São Miguel Arcanjo, celebrada pelo padre Josemar Stein. A missa teve a brilhante participação do Coral Più Bello, regido pelo competente Max Carvalho. Ao final, a apresentação das canções “Halleluyah” – em Italiano, com solo do secretário municipal de Obras e Serviços Urbanos, Toninho Malini, e “O Sole Mio”, com solo da linda Sandra Aparecida Modolo – arrancaram aplausos das pessoas que acompanharam a missa.

“Que jamais deixemos essa cultura se perder. Essa festa é um resgate, e tudo é feito com muito carinho. Por isso, está melhorando a cada ano”, frisou o padre Josemar Stein.

Vale destacar as deliciosas comidas italianas servidas durante toda a festa: Polenta com carne moída, vários tipos de massas, porções, bolos, vinhos e chope gelado.

O domingo ainda teve apresentação do Grupo Folklorístico do Circolo Trentino di Santa Teresa, que veio acompanhado das rainhas, princesas e rei de eventos italianos daquele município. Outra atração que agradou muito ao público foi a Companhia de Balé Nice Rodrigues. Várias bailarinas vestidas de rosa encantaram a todos com coreografias graciosas. Logo após, Luciano Dicarlo subiu ao palco para um excelente show italiano.

As escolas do distrito também mostraram um pouco da história dos italianos. Mas o momento mais aguardado foi o Desfile das Famílias de Araguaya. Integrantes de oito famílias descendentes dos colonizadores italianos fizeram uma brilhante participação.

As famílias Borgo, Pivetta, Rochi, Prest, Dadalto, Milanez, Pagotto e Uliana marcaram presença e fizeram um emocionante desfile. Com objetos, comidas típicas, fotografias e documentos, as famílias retrataram as tradições dos seus antepassados.

O encerramento ficou por conta da Família Uliana, que fez uma linda homenagem a “Seu Angelin”. Com faixa, cartaz e camisetas, os descendentes do idealizador da Casa do Nonno agradeceram pelo legado e pelos ensinamentos deixados por ele.

Durante os três dias da festa, o Arquivo Público esteve presente e forneceu o Registro de Entrada de Imigrantes para descendentes de italianos.

Confira as fotos do evento:

[zt_gallery dir=”../images/materias/2017-08/cultura_italiana_mf/” width=”800″ height=”600″ thumbwidth=”160″ thumbheight=”120″][/zt_gallery]

Veja também

idosos sou feliz

Campanha “Adote um Idoso – Sou Feliz!” incentiva a doação de presentes de Natal

capa maximo  Foto Julio Huber

Imigração Italiana ganha documentário que será lançado em seminário de turismo

congresso internacional sobre AVC

Espírito Santo é destaque em congresso internacional sobre AVC na Colômbia

top view of various vegetables red cabbage cauliflower green onion lemon and tomatoes on on rustic background

Saúde amplia em mais de 159% incentivo para ações de alimentação e nutrição

vaca brasileira mais valorizada

Vaca brasileira chega a R$ 24 milhões e é considerada a mais valorizada do mundo

Cafes do ES

Cafés do Espírito Santo vencem o Coffee of the Year 2024

62-dos-navios-para-exportacao-de-cafe-registram-atrasos-em-junho

Quatro novos mercados para produtos brasileiros na China

ipva

Calendário de pagamento do IPVA 2025 é definido