Cooperativismo de luto: morre o presidente da OCB-ES, Esthério Colnago
Publicado em 23/07/2017 às 13:20
O cooperativismo capixaba amanheceu de luto neste domingo (23). O presidente do Sistema OCB-SESCOOP/ES, Esthério Sebastião Colnago, morreu na noite de ontem (22), vítima de um infarto. Ele passou mal no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, quando voltava de uma viagem do Chile, onde participou de um intercâmbio com cooperativas do ramo de transporte.
O governador, Paulo Hartung decretou luto oficial de três dias no Estado. “Foi com muita tristeza que recebi a notícia sobre Esthério Sebastião Colnago, que foi uma das mais importantes lideranças da agricultura e do cooperativismo no Espírito Santo. Suas iniciativas, empreendedorismo e exercício da liderança coletiva deixa um exemplo muito importante para esse momento difícil que o país está vivenciando. Meus pêsames aos familiares e amigos”, lamentou o governador Paulo Hartung.
Por meio de nota, o vice-governador do Estado, Cesar Colnago, também lamentou a morte de Esthério. “O cooperativismo capixaba perdeu seu defensor mais apaixonado. Esthério Colnago era a cara e o coração de um movimento que só trouxe orgulho e bons frutos para nosso Espírito Santo. Fez da causa do associativismo o seu bom combate. Liderou o sucesso da OCB e nos ensinou a admirar e respeitar o trabalho das cooperativas. Perdemos um grande líder e entusiasta, mas acima de tudo, perdemos um amigo que jamais desistiu de acreditar na força da união em prol de nosso Estado”, destacou a nota do vice-governador.
Também por meio de nota, o Sistema OCB lamentou a morte repentina de Colnago. “Sua partida repentina pegou a todos de surpresa e estamos sem palavras para demonstrar nossa dor. Nós perdemos um amigo e líder, o cooperativismo fica órfão nessa noite de 22 de julho de 2017”, destacou a nota.
Esthério Sebastião Colnago era engenheiro agrônomo, formado na Universidade Federal de Viçosa/MG, era presidente do Sistema OCB-Sescoop/ES desde 2006, foi superintendente da Coopeavi por 25 anos, sócio fundador e vice-presidente do Sicoob Centro Serrano, diretor financeiro da Fecoop Sulene, conselheiro fiscal da CNCOOP e do Sescoop Nacional, associado a diversas cooperativas.
Esthério Colnago deixa esposa, três filhos e duas netas. O Sistema OCB-SESCOOP/ES ainda não informou detalhes sobre o velório e o sepultamento de Colnago.