Comandante da Polícia Militar apresenta ações para o trânsito de Domingos Martins
Publicado em 23/07/2017 às 13:04
O novo comandante da 6ª Companhia Independente da Polícia Militar, o major Renato Cristelo de Moraes, apresentou, na tarde da última sexta-feira (21), na Câmara dos Vereadores de Domingos Martins, o planejamento inicial de como será a abordagem da PM em relação ao trânsito na sede do município.
Segundo o major, a partir de amanhã (24), a equipe da PM irá realizar um trabalho de conscientização, junto à comunidade e comerciantes. Além do contato com a comunidade, também será feito um compartilhamento destas orientações nas redes socais e nos grupos do aplicativo Whatsapp. Ele também planeja realizar uma panfletagem e divulgar na rádio comunitária da cidade.
Ainda neste primeiro contato, que seguirá até o dia 8 de agosto, os moradores e comerciantes serão convidados a fornecer alguns dados em caráter de identificação. Em uma segunda abordagem, no caso de uma pessoa estar infringindo alguma lei de trânsito, através do cadastro será possível verificar se ela recebeu ou não as orientações.
O comandante também falou sobre a preocupação com as infrações de trânsito que ele visualizou na sede do município e o que ele espera deste trabalho. “A preocupação a respeito é porque o pequeno delito leva ao grande delito. Então essa é a minha preocupação. No que diz respeito às orientações, é conseguir abranger todos os munícipes ou o maior número deles, para que todos respeitem a nossa sinalização. Paralelo a isso, a Prefeitura, a Câmara de Vereadores e as demais autoridades discutirão o que precisa ser feito e alterado, para que a gente possa ter o trânsito da forma que a comunidade quer”, ressaltou o major.
Também será criado um roteiro para atuação dos policiais no interior que trabalham na Patrulha Rural, e ele ainda destacou que já está no planejamento a realização de blitz orientativas, como já vem ocorrendo. “Estamos fazendo blitz orientativas e pontos de bloqueios, com a intenção de informar. Os policiais terão um discurso para explicar o que todos têm que fazer. Peço à população que não espere começarem as notificações para começar a respeitar a sinalização”, alertou.
Balanço da Operação Inverno Seguro
O comandante da 6ª Cia também fez um balanço da Operação Inverno Seguro, que foi realizada entre os dias 7 e 16 de julho, durante o Festival Internacional de Inverno de Domingos Martins. “Nós tivemos uma grande receptividade e a comunidade foi avisada para não beber e dirigir, o que já deve ser uma coisa intrínseca. As campanhas são constantes, mas a gente fez questão de enfatizar que faríamos as abordagens, porque o objetivo da Polícia Militar é que as pessoas não bebam e dirijam”.
Segundo o major, durante o período de trabalho foram apreendidas 16 carteiras de habilitação de pessoas que desrespeitaram as orientações ou desafiaram a segurança pública do Festival.
No total, foram empregados 312 policiais, entre militares da 6ª Cia, do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) e do Comando de Polícia Ostensiva Metropolitano (CPOM). Além de ações de policiamento ostensivo a pé e motorizado, foi realizada a Operação “Madrugada Viva”, com o apoio do BPTran.