Rio Viçosa, em Venda Nova do Imigrante, passa por limpeza para evitar proliferação de pragas
Publicado em 20/07/2017 às 12:24
O Rio Viçosa, que percorre boa parte do município de Venda Nova do Imigrante, passa por uma limpeza. Servidores da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana atuam para eliminar o mato e desobstruir o leito do rio. Além de melhorar o aspecto visual, o trabalho colabora com a prevenção de doenças.
O trecho que será beneficiado começa na Vila Betânea e vai até o ponto próximo ao campo do Rio Branco. O trabalho é braçal, uma vez que o uso de máquinas causaria danos ambientais. A desobstrução começou há cerca de duas semanas e é fruto de parceria entre a Secretaria de Obras e Infraestrutura Urbana e Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. A limpeza é feita de acordo com a legislação, que permite esse tipo de intervenção por parte da prefeitura.
De acordo com o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Alexandre Fileti, o objetivo é melhorar o fluxo do rio nas áreas centrais da cidade. “São locais onde há maior risco de alagamento se não houver limpeza adequada para garantir o bom escoamento da água”, comenta Fileti.
Com a retirada do mato que cobria o leito do Rio Viçosa, as comunidades próximas poderão notar redução no número de pragas. “Isso também ajuda a evitar a proliferação de ratos e na diminuição de mosquitos. Pessoas que jogam lixo no rio também podem se sentir inibidas, já que não há vegetação para encobrir”, completa o secretário.