Oficina escola de mármore e granito em Venda Nova ensina arte e valores a jovens
Publicado em 11/07/2017 às 13:51
Quando um projeto social consegue unir o talento de jovens a valores e ensinamentos para a vida, o resultado pode ir além do esperado. É o que acontece na Oficina Escola de Mármore e Granito, iniciativa social mantida pela Prefeitura de Venda Nova do Imigrante que ensina jovens a criar arte e a seguir valores que vão ajudá-los durante a vida.
A oficina funciona no distrito de São João de Viçosa e atende crianças e adolescentes. Lá, os 30 inscritos aprendem a moldar peças em mármore e granito. A beleza do trabalho é encantadora, mas não é o mais importante. “O objetivo é educar e socializar o jovem para que tenha bom comportamento na sociedade, bom resultado na escola e que seja uma pessoa preparada para o futuro”, explica Elói da Silva Leão, coordenador e instrutor do projeto.
O espaço não beneficia apenas moradores do distrito de São João de Viçosa, mas também das comunidades de Bicuíba e Camargo. O estudante, Arthur Peterle da Cruz, 14 anos, faz parte do projeto há anos e acredita estar construindo uma base para seu futuro. “Todos que passaram por aqui estão bem encaminhados no trabalho. Se eu estivesse na rua, talvez me envolvesse com drogas. Aqui eu estou influenciado pela educação”, comenta.
Para o secretário municipal de Assistência Social, Edson Rodrigues, o trabalho desenvolvido na oficina tem importância maior do que se pode perceber agora. “É um aprendizado que eles vão levar para o resto da vida. No futuro, podem vir a trabalhar com esse tipo de material e equipamento. O projeto trata da formação pessoal, mas também pode ser a formação profissional deles”, defende Edson.
A oficina escola funciona de segunda à sexta nos turnos da manhã e tarde. A matéria-prima é doada por proprietários de empresas que trabalham com mármore e granito. Depois de prontas, as peças ficam em exposição na própria oficina.