Encontro nesta segunda-feira (03) para criar associação em defesa do Rio Jucu

Publicado em 03/07/2017 às 02:27

Compartilhe

Moradores de Domingos Martins estão se organizando para criar a Associação Amigos do Rio Jucu. Às 18h30 desta segunda-feira (03), será realizada uma reunião, na Câmara Municipal, com o objetivo de elaborar o estatuto da entidade e começar a traçar as ações que serão tomadas em prol do principal rio que corta a região de montanhas do Estado.

O ambientalista Alexandre Gonçalves, idealizador da criação da entidade, destacou que é preciso a união para salvar o Rio Jucu, que tem passado por degradações em suas margens e nascentes nos últimos anos.

“Eu morava em Vitória e sempre ao visitar as montanhas capixabas ficava encantado com as belezas do verde em Domingos Martins e Marechal Floriano. Amava tanto que decidi me mudar para Domingos Martins há dois anos. Passando a morar na cidade, também passei a conhecer realidade dos problemas ambientais que assolam o Rio Jucu”, contou Alexandre.

Ele contou que ficou muito chateado em ver na integra e ouvir diversos relatos de desmatamentos, nascentes secando e riachos desaparecendo. “Me falaram até de uma competição de canoagem que existia no rio, sobre a pesca de camarões que antes podia ser feita e hoje a água é puro esgoto. Passei a compartilhar minha indignação com diversos amigos e decidimos tomar uma atitude: vamos criar uma associação”, relatou.

De acordo com o ambientalista, a intenção é cadastrar todas as nascentes do município e conscientizar os proprietários sobre a importância das mesmas, além de realizar ações de plantio de árvores, recuperação de nascentes, palestras nas comunidades e outras ações.

“Precisamos fazer algo hoje para que amanhã não nos custe ainda mais caro. Nossa primeira reunião tem o objetivo de colher sugestões e ideias para elaborarmos nosso estatuto e principalmente nosso modelo de atuação. Toda a população é convidada a ser um amigo do Rio Jucu”, afirmou o idealizador do projeto.

Veja também

vaca brasileira mais valorizada

Vaca brasileira chega a R$ 24 milhões e é considerada a mais valorizada do mundo

Cafes do ES

Cafés do Espírito Santo vencem o Coffee of the Year 2024

62-dos-navios-para-exportacao-de-cafe-registram-atrasos-em-junho

Quatro novos mercados para produtos brasileiros na China

ipva

Calendário de pagamento do IPVA 2025 é definido

chatgpt

Polícia de Londres realiza explosão controlada de pacote suspeito na Embaixada dos EUA

Hacker cracking the binary code data security

Os 5 principais navegadores antidetecção para 2025

capa

Como gravar áudio do YouTube?

capa

Disco rígido externo não aparece no Windows 10 (dicas de 2024)