Cooperativas mostram como a união pode fazer a diferença para o hospital de Domingos Martins
Publicado em 02/07/2017 às 17:38
“Atitudes simples movem o mundo”. Essa frase foi escolhida como lema do Dia C (Dia de Cooperar), e define a essência dessa ação, que foi comemorada ontem (1º), em todo o Brasil, quando milhares de pessoas doaram um pouco do seu tempo para proporcionar algum benefício social em diversas cidades brasileiras. Essa ação é anual e acontece na data em que é comemorado o Dia Internacional do Cooperativismo.
Em Domingos Martins, três cooperativas se uniram e provaram que mais do que uma bonita frase, essas atitudes simples fazem sim a diferença na vida das pessoas e podem sim mover o mundo rumo a uma sociedade mais justa. E mais que ações de apenas um dia, os benefícios gerados por essa campanha podem durar anos.
Um exemplo pode ser comprovado no Hospital e Maternidade Dr. Arthur Gerhardt (HMAG), da sede de Domingos Martins, onde desde 2015 a agência local do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) adotou uma enfermaria infantil – a “Enfermaria da Cooperação”, juntamente com as empresas JRD Material de Construção, Jóias Orlandi e PLJ Construções. Além das melhorias já realizadas, o Sicoob de Domingos Martins e as três empresas irão custear o rebaixamento em gesso e a melhoria da iluminação dessa enfermaria infantil.
Claudionor, da Coopserve, Wilma, do Sicoob, Darli, da Coopram e Marcelo, superintendente do hospital, colocaram a mão na massa
Mas, esse ano, o Sicoob se uniu a outras duas cooperativas com sede no município: a Cooperativa de Empreendedores Rurais de Domingos Martins (Coopram), que já tem um histórico de contribuição ao hospital, e a Cooperativa de Transporte Serra Verde (Coopserve), e a ação em prol do hospital foi ampliada.
E os benefícios feitos ao hospital foram além de apenas um dia: começou há uma semana e vai terminar no final da próxima semana. Mas, durante todo o dia de ontem, os cooperados se uniram para revitalizar o jardim em frente ao hospital, aumentar a área de estacionamento e construir uma calçada cidadã, com acessibilidade. E para isso, a ação contou com o apoio de empresários do município e da prefeitura.
A gerente do Sicoob de Domingos Martins, Wilma Barth, relatou que desde 2015 a cooperativa de crédito apoia ações no hospital, mas esse ano foi diferente. “Adotamos, juntamente com outras três empresas, a enfermaria infantil do hospital há dois anos, mas esse ano resolvemos fazer algo a mais, não apenas ajudar com recursos financeiros, pois as melhorias na enfermaria é algo mais técnico. Então, resolvemos doar nosso tempo e melhorar o jardim em frente ao hospital”, destacou a gerente do Sicoob.
UNIÃO – O presidente da Cooparam, Darli José Schaefer, contou que os cooperados também ajudam o hospital há mais tempo. “Como somos uma cooperativa de produtores rurais, em anos anteriores doamos alimentos que produzimos para contribuir com as despesas do hospital. Sabendo das dificuldades de milhões de pessoas pelo Brasil, vemos que tem muitas pequenas ações que podemos fazer e que realmente fazem a diferença para muitas pessoas”, comentou.
Segundo ele, a ação realizada no hospital pelas três cooperativas comprova que é possível unir forças em prol de um bem em comum. “Procuramos o hospital quando estamos doentes, e para os pacientes e acompanhantes, estarem em uma paisagem bonita como essa que estamos fazendo, é um bem enorme e pode ser um dia mais feliz para quem vem visitar um parente ou amigo”, afirmou.
Segundo ele, para os cooperados, ações como essas são gratificantes. “As pessoas precisam ficar atentas a pequenas coisas que as entidades precisam. Não podemos ficar esperando pelos outros. O mundo depende disso. Se começarmos a acertar as coisas em nossa comunidade, em nosso hospital e em nosso município, estaremos fazendo nossa parte, e se cada um fizer a sua parte no local em que ele vive, estará resolvido o problema”, enfatizou.
Dezenas de cooperados coloboraram com a revitalizaão do jardim do hospital no Dia C
O presidente da Coopserve, Claudionor Justino de Almeida, que também estava na ação, afirmou que é uma imensa alegria contribuir com o hospital do município. “Viemos em vários cooperados, e a sensação de revitalizar esse jardim é muito boa. Quem está visitando um amigo ou parente doente, precisa ter um ambiente agradável fora do hospital. Juntando a força das três cooperativas, rapidamente conseguimos transformar um local como este”, disse.
AJUDA BEM VINDA – Para o superintendente do HMAG, Marcelo Queiroz Coutinho, a maior importância dessas ajudas é a parceria das cooperativas não só no Dia C, mas em tantas outras ações. “A nossa enfermaria de pediatria foi toda reformulada. Agora, esse novo projeto ampliou o estacionamento, o que será muito importante. Apesar desses fatos concretos de melhorias, a atitude voluntária dos cooperados – que são pessoas de nossa comunidade – é o mais interessante, é a essência dessa ação”, afirmou.
O superintendente lembrou que quem quiser contribuir com o hospital será muito bem vindo. Ele destacou uma doação recente feita pela Associação de Mordedura de Cobras, de Soído de Baixo, em Marechal Floriano. A associação doou R$ 50 mil, que foi revertido em compra de aparelhos que foram instalados no Pronto Socorro da unidade.
Presidentes das três cooperativas afirmaram que ações do Dia C contribuem para a melhoria de vida de milhares de pessoas em todo o Estado
Outra iniciativa do hospital para contribuir com as despesas mensais foi o lançamento de um carnê, em que a pessoa pode contribuir com um valor mensalmente, em uma conta específica, e os recursos serão revertidos em melhorias para a unidade.
O que é o Dia C?
No dia 1º de julho é comemorado o Dia Internacional do Cooperativismo, data em que os cooperativistas celebram sua contribuição econômica e social para as nações. Essa atuação é tão relevante que a própria Organização das Nações Unidas (ONU) tem mantido um estreito relacionamento com o setor, uma vez que seus projetos contribuem para alcançar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma agenda mundial para a redução das desigualdades no mundo até 2030.
No Brasil, a data é comemorada, dentre outras formas, com ações de responsabilidade socioambiental, desenvolvidas por cooperativas de todos os estados dentro do programa Dia C (Dia de Cooperar). Com apoio do Sistema OCB, as cooperativas desenvolvem projetos contínuos para promover a transformação social das comunidades em aspectos de saúde, lazer, educação e cuidado ao meio ambiente.
No dia 1º de julho, essas cooperativas se reúnem em locais públicos para oferecer exames gratuitos, arrecadar donativos e realizar atividades socioculturais. Os eventos ocorrem simultaneamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal.
Números
Na trajetória do Dia de Cooperar, os últimos anos foram cruciais para transformar o Dia C em um grande programa nacional capaz de promover iniciativas socioambientais e transformar realidades em todo o país.
Em 2016, 1.278 cooperativas desenvolveram 1.180 projetos com a mobilização de mais de 86 mil voluntários. Essas atividades foram realizadas em 777 cidades espalhadas por todos os estados e no Distrito Federal. Este ano, a meta é beneficiar mais de um milhão de pessoas através dos projetos contínuos.
Dia C no Espírito Santo
No Espírito Santo, as cooperativas, com o trabalho consolidado, possuem a meta de somar voluntários para beneficiar mais pessoas. A estimativa é de que 46 cooperativas e 4.750 voluntários beneficiaram mais de 366 mil pessoas direta e indiretamente durante a campanha do dia C 2017.
“As cooperativas estão preocupadas com o legado que vão deixar para as próximas gerações. E é com este programa que podem oferecer voluntariamente sua contribuição para as comunidades em que estão inseridas, através da promoção de iniciativas que beneficiam milhares de pessoas em todo o país”, afirma Esthério Colnago, presidente do Sistema OCB/ES.
Esthério Colnago afirmou que as ações voluntárias melhoram a vida de milhares de pessoas no Espírito Santo
O grande desafio do Dia C é estimular o desenvolvimento de projetos contínuos que possam gerar benefícios constantes para as comunidades em que as cooperativas estão inseridas. Para isto, o programa busca abraçar integralmente os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), no intuito de alcançar as 169 metas e, assim, tornar o mundo um lugar mais justo e menos desigual, até 2030.