Projeto escolar de Venda Nova do Imigrante será apresentado para todo o Brasil
Publicado em 30/06/2017 às 00:16
Um projeto desenvolvido em uma escola municipal da localidade de Caxixe, em Venda Nova do Imigrante, será apresentado para todo o Brasil no próximo sábado (1º), no programa “É de Casa”, da Rede Globo. A professora Sandra Canal viajou ontem para o Rio de Janeiro, onde é produzido o programa, que vai ao ar, ao vivo, a partir de 9h do próximo sábado.
“Estou muito ansiosa esperando o sábado chegar. É um momento único na minha vida, nunca imaginei que um projeto fosse chegar tão longe e ser exemplo para todo o Brasil. Minha ficha ainda não caiu, mas tudo vai dar certo. Meu coração está explodindo de alegria, e gostaria de agradecer a todos, e também à minha colega de trabalho Ana Flávia, que é parceira nesse projeto”, disse Sandra.
Na tarde de hoje, Sandra conheceu parte da equipe que apresenta o programa, como Cissa Guimarães e Patrícia Poeta. “Eu gostaria de deixar uma frase, que pode resumir tudo isso: ‘a falta de coragem causa a perda de momentos incríveis’. E eu não perdi, estou ganhando muito”, enfatizou.
Ela também falou da alegria em saber que o seu projeto poderá servir de exemplo para outras escolas brasileiras. “O projeto é simples e prático, e fico muito feliz em saber que essa ideia pode contribuir para incentivar outras ações parecidas. Iniciativas como esta fazem a diferença na educação, principalmente para alunos com necessidades especiais”, completou.
PROJETO – O Projeto Receitas é desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental (EMEIEF) Caxixe, em Venda Nova do Imigrante, e trabalha com as disciplinas como português e matemática de uma forma diferente e estimulando o conhecimento dos alunos.
A iniciativa é desenvolvida pelas professoras Sandra Canal e Ana Flávia Delazaro, desde o mês de abril, com 12 alunos, com idades entre 8 e 15 anos, portadores de deficiências intelectuais e das síndromes de Marfan e Rubinstein-Taybi.
O projeto visa trabalhar a alfabetização destes alunos por meio de atividades práticas em que eles colocam literalmente a mão na massa e as transformam em bolos, biscoitos e cavacos doces. Para o programa “É de Casa”, a professora Sandra vai preparar abobora com carne seca, que será um dos pratos da próxima fase do projeto na escola.