Obras de escola causam polêmicas em Domingos Martins

Publicado em 21/06/2017 às 20:35

Compartilhe

A realização de duas obras na Escola Municipal Ensino Fundamental e Médio (EMEFM) Mariano Ferreira de Nazareth, em Domingos Martins, vem gerando uma série de questionamentos de pais de alunos e movimentado alguns grupos do aplicativo Whatsapp e as publicações no Facebook. As intervenções em questão são a do recuo do muro do colégio e a do Ginásio de Esportes Theodoro Schwambach, anexo à escola.

A obra do ginásio teve início no dia 6 de junho de 2016, com previsão de término em até 150 dias, tendo um valor total de R$ 211.497,77, que foram custeados com recursos federais. Com a reforma, o ginásio teria uma nova cobertura, pintura geral, reparos nos pisos interno e externo, além de reparos nos sistemas elétrico e hidráulico.

Hoje, os trabalhos estão paralisados e as atividades de educação física dos alunos do EMEFM Mariano Ferreira de Nazareth tiveram que ser readequadas e diminuídas. Além disso, as aulas de alguns esportes do Projeto Criança Cidadã nas Artes e no Esporte também tiveram que ser realocadas para outros locais.

Já o trabalho do recuo do muro, que afeta o pátio do colégio, segue em andamento, sendo alvo de vários dos relatos nos grupos de Whataspp. Algumas pessoas alegam que as duas obras não deveriam estar ocorrendo simultaneamente e que os alunos estão perdendo espaço na estrutura do colégio. Outros dizem que o problema vem acontecendo pela falta de uma audiência pública, que deveria ter sido feita antes do início da obra do recuo do muro da escola, o que está gerando polêmica. 

Inicialmente, o ginásio necessitava da troca do telhado e reparos internos, incluindo o piso da quadra. Já o recuo do muro da escola foi proposto para se fazer uma baia para desembarque de alunos de ônibus escolares, vans e carros de pais que deixam seus filhos na escola. 

POUCO ESPAÇO – Uma pessoa que relata e convive com a obra é a professora e mãe de duas alunas da escola, Maria Emília Bermond. Segundo ela, o problema maior ocorre na hora do recreio e em algumas atividades que são realizadas no pátio da escola. “Como tudo aqui no térreo é muito próximo, na hora do recreio, da entrada e saída, são muitos alunos e pouco espaço. O nosso medo é que daqui para frente cheguem mais alunos para a nossa escola e nossos espaços diminuam. Hoje, no primeiro ano, temos 80 alunos e no ano que vem serão esses 80 e mais os outros que virão”, conta Maria Emília.

obras em escola de domingos martins 2

Ela relata que entende a finalidade de obra, mas afirma que gostaria de ver mais possibilidades para solucionar o problema sem perder mais espaço. “A gente queria sentar com os responsáveis, seja o secretário de obras, o pessoal do planejamento, do trânsito, daqui da escola também e a comunidade, o que não foi feito antes, para esgotar as possibilidades de estratégia sem mexer no pátio ou em qualquer parte da escola, para evitar a perda de espaços”, ressalta a professora.

Maria Emília também fala da paralisação da reforma no ginásio, que segundo ela vem impactando no desempenho das atividades, como a dificuldade com as aulas de educação física. “Um dos primeiros consertos que seriam feitos aconteceria no teto. Só que a empresa que veio para obra só quebrou os banheiros e não mexeu no teto. Hoje (21), o professor de educação física teve que pegar, aqui na sala, jornais e colocar para cobrir as poças de água, porque o telhado não foi consertado”, conta ela.

Reuniões e explicações

A reportagem do Montanhas Capixabas apurou que nesta semana, na segunda-feira (19), ontem (20) e amanhã (22), a administração da escola, junto com representantes da Prefeitura, está se reunindo com pais para explicar o projeto da obra do pátio e colocar em votação se os trabalhos devem continuar. Até o momento, o resultado parcial dos votos é a favor da interrupção da obra.

A reportagem também entrou em contato com a Prefeitura de Domingos Martins, que por meio de sua assessoria de imprensa, informou que as obras no Ginásio de Esportes Theodoro Schwambach estão paralisadas porque a empresa que iniciou a obra encerrou o contrato.

Segundo a assessoria, para dar continuidade, foi necessário realizar uma nova licitação e fazer novas planilhas, que foram enviadas à Caixa Econômica, por se tratar de recurso federal. A nota também diz que a prefeitura está aguardando a aprovação da Caixa para reiniciar as obras com a empresa licitada.

Já em relação à obra da construção da baia no pátio da escola Mariano, a assessoria disse que o projeto foi apresentado ao Conselho da Escola. “A obra trata-se de uma medida para embarque e desembarque dos alunos, que visa aumentar a segurança dos mesmos e melhorar a acessibilidade no local”. A assessoria disse que, depois de iniciada, a obra tem prazo de 30 dias para conclusão.

Questionada se a obra no pátio do colégio impediria a festa junina dos alunos neste ano, a assessoria informou que a festa junina da escola está marcada para 05 de agosto e não será prejudicada, caso a obra inicie ainda neste mês de junho.

Sobre a possibilidade de o ensino fundamental na Sede do município passar a ser realuzado exclusivamente pelo poder municipal, a nota da administração confirma que na Sede e no distrito de Aracê, o Estado já começou a transferir os alunos do 1º e 2º ano do ensino fundamental para rede municipal, com previsão de ser gradativo, até o 5º ano.

A assessoria também diz não ter uma estimativa do aumento do número de alunos, pois a previsão é que o Estado absorva parte do ensino fundamental, do 6º ao 9º ano da rede municipal, o que considera como uma troca, na qual os alunos do 1º ao 5º ano irão para o ensino municipal, e os alunos do 6º ao 9º ano serão da rede estadual. A nota é finalizada informando que: “O Mariano está absorvendo os alunos do Teófilo Paulino; e a EMEF Aracê e Luiz Pianzola, os alunos da Escola EEEFM Pedreiras.

Veja também

Hands of men desperate to catch the iron prison,prisoner concept,thailand people,Hope to be free.

Homem com mandado de prisão em aberto é detido pela Polícia Militar em Domingos Martins

Imagem do WhatsApp de 2024-12-17 à(s) 16.35.29_cc51adaf

Decoração de Natal segue até o dia 6 de janeiro no distrito de Santa Isabel

Imagem do WhatsApp de 2024-12-17 à(s) 16.24.59_86277c82

Exposição marca o encerramento de projeto de pintura Bauernmalerei em Domingos Martins

Imagem do WhatsApp de 2024-12-17 à(s) 16.17.55_da043aaa

Ginástica rítmica encerra o ano do projeto Criança Cidadã nas Artes e no Esporte em Domingos Martins

20231025_150203

Copom aumenta Selic para 12,25% ao ano devido a câmbio e inflação

capa_48008_Ordinaria16122024LucasSCosta1

A morte do menino agredido na escola provoca indignação entre os deputados

British ambulance parked in a parking lot

Tiroteio em escola nos EUA deixa ao menos 3 mortos e 6 feridos

ponto de luz

Avistamentos de drones causam fechamento de aeroporto e preocupam autoridades nos EUA