Marechal Floriano prepara programa para acompanhamento em saúde mental
Publicado em 28/05/2017 às 10:43
Marechal Floriano está preparando o seu Programa de Saúde Mental para dar acompanhamento permanente a pessoas que tenham necessidade de atendimentos psiquiátricos. O programa vai atender pacientes com problemas de origens diversas, sejam eles provocados pelo consumo excessivo de drogas ilícitas/álcool, ou por outros tipos de causas e doenças.
Segundo o secretário de Saúde e vice-prefeito, Júnior Lovatti, hoje o município está preparado para garantir alguns atendimentos para paciente em situação de surto de menor gravidade. “Nesses casos o paciente é atendido na clínica do município e encaminhado a um dos Centros de Atenção Psicossocial do Estado (CAPES), que ficam fora do município. Quando o surto é de mais gravidade vai direto para o Capes. Mas existe um problema que precisa de solução: ao retornar da internação, o paciente acaba ficando sem acompanhamento e este é um dos pontos que o Programa vai agir”, explica.
Lovatti afirma que o para isto serão contratados um psicólogo e um psiquiatra. “O acompanhamento deste paciente após o surto, dará a ele melhor qualidade de vida e isso pode evitar novas crises. Hoje há uma demanda por esse serviço em Marechal”, observa.
O secretário disse ainda que já está providenciando a contratação dos profissionais e que espera ter o serviço funcionando plenamente até o fim do ano, uma vez que atualmente o serviço já absorve as demandas relacionadas a surtos.
Para a o prefeito, Cacau Lorenzoni, o investimento na saúde pública é uma prioridade continua. “Nossa administração está atenta para buscar garantir sempre um atendimento adequado para a população”, disse.