Grupo aborda o alcoolismo de forma aberta em Ponto Alto
Publicado em 21/05/2017 às 11:05
Uma iniciativa que há mais de um ano trata de assunto muito presente na sociedade: o alcoolismo. Através do diálogo e da troca de experiência, o Grupo Ponto Alto de Alcoólicos Anônimos, que funciona na localidade de Ponto Alto, em Domingos Martins, busca auxiliar as pessoas que querem largar o vício.
A ideia, que foi criada em 5 de janeiro de 2016, conta com o apoio da Paróquia Luterana São Lucas, da Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB), que cede uma das salas da Igreja para as reuniões do grupo que acontecem todas as terças-feiras, das 19h30 às 21h30.
Criador do grupo, Roberto Nicolau, conta que os encontros têm um caráter instrutivo, no qual os participantes tomam conhecimento da doença e sobre como ela funciona.
Segundo ele, durante as reuniões, a presença dos familiares dos participantes é importante. “Quando recebemos uma pessoa, peço que um familiar o acompanhe e assim iniciamos o encontro que funciona como uma troca de depoimentos”, conta Roberto.
TEMÁTICA – Durante os encontros, o Grupo Ponto Alto de Alcoólicos Anônimos aborda o alcoolismo de uma forma explicativa, desde o porquê de ser uma doença tão violenta e estar ligada a outras 200 doenças, até as estatísticas que apontam uma média de 3,3 de seres humanos que morrem por ano devido ao álcool.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o alcoolismo é a terceira doença que mais mata no mundo, de uma forma que desmoraliza o seu portador, e pode ser tanto hereditária quanto adquirida com o uso abusivo e constante do álcool.
As pessoas que desejam participar do grupo podem ir aos encontros todas as terças-feiras. Para mais informações podem entrar em contato com o próprio Roberto pelo telefone: (27) 99964-5694.