Marechal Floriano investe para aumentar a produção de leite e derivados
Publicado em 05/05/2017 às 20:01
Aumentar a produção de leite em quatros vezes até 2020 e estimular a produção de derivados como queijos e iogurtes na agroindústria artesanal rural de Marechal Floriano. Este é o objetivo do programa de Melhoramento Genético e Tecnológico.
A iniciativa está sendo preparada pelo município em parceria com Instituto Capixaba de Pesquisa e Extensão Rural (Incaper).
Segundo o secretário de Agricultura de Marechal Floriano, Sérgio Stein, o município vai adquirir botijas para armazenamento de sêmen que será usado na inseminação artificial. O sêmen será doado para os produtores interessados.
“A intenção é estar com tudo pronto para começar as doações até setembro. O objetivo é quadruplicar a produção de leite e derivados no município nos próximos quatro anos”, explica.
Segundo Sérgio, a recente simplificação das regras sanitárias para a produção de derivados de leite na agroindústria artesanal familiar foi o estímulo para a realização do programa.
“Esse é um setor que já trabalha muito com produtos orgânicos e gera renda para as famílias. Vamos ajudar na expansão da produção”, promete.
Sérgio acrescentou que o município está fazendo levantamento para precisar a quantidadede produção, produtores e beneficiadores de leite que atuam em Marechal Floriano.
Para o prefeito Cacau Lorenzoni a iniciativa é oportuna, já que fortalece um setor do agronegócio e da agricultura familiar no município.
“Estimular os setores da economia em Marechal Floriano pode ter o efeito positivo de gerar trabalho e renda, que é uma urgência nesses tempos de tanto desemprego. Nossa administração está muito atenta a essa necessidade dos moradores e das famílias e em busca de projetos que possam gerar postos de trabalho”, comentou Cacau.