Hospital de Domingos Martins qualifica profissionais para serviços de urgência e emergência
Publicado em 22/04/2017 às 14:24
Com o intuito qualificar ainda mais os serviços prestados pelos profissionais que atuam no Hospital e Maternidade Dr. Arthur Gerhardt (HMAG), de Campinho, sede de Domingos Martins, dezenas de médicos, enfermeiros e profissionais que lidam diretamente com pacientes estão recebendo treinamentos de uma equipe de professores e acadêmicos do curso de Medicina da Universidade de Vila Velha (UVV).
O diretor técnico do HMAG, Carlos Roberto Guerra Freitas, explicou que a primeira equipe foi treinada no último dia 9, e que no próximo domingo (23) será realizado outro treinamento idêntico com mais profissionais de saúde do hospital.
“Os médicos e enfermeiros estão recebendo essa capacitação de atendimentos de urgência e emergência com o objetivo de dar a esses profissionais o melhor conhecimento e aplicação de técnicas que propiciem essa qualificação, e assim um melhor resultado na sobrevida desses pacientes”, destacou.
Os profissionais estão sendo capacitados a como entubar um paciente, como regular as manobras médicas para casos de urgências e emergências, aprendendo técnicas de ressuscitamento feito fora do hospital e com a ajuda de desfibriladores, entre outras. Apesar de os profissionais já serem capacitados com essas técnicas em sua formação, a ideia é relembrar e treinar os médicos e enfermeiros ainda mais para situações reais.
O médico cirurgião geral especializado em aparelho digestivo, Paulo Alves Bezerra Moraes, que é coordenador do curso de Habilidades Clínicas e Comunicação da UVV, está coordenando o treinamento. Ele informou que a ideia surgiu a partir de um projeto de extensão da UVV.
“Nossa ideia é tentar ajudar a normatizar as condutas dos serviços ligadas a urgência e emergência, de forma a reciclar e lembrando esses procedimentos. A sequência do treinamento é de como atender um paciente em estado grave, principalmente vítima de parada cardiorespiratória, tanto de forma isolada ou em conjunto, juntando a parte médica e equipe de enfermagem”, detalhou.
De acordo com o superintendente do HMAG, Marcelo Queiroz Coutinho, o curso irá auxiliar os profissionais a prestarem um serviço cada vez com mais agilidade e qualidade em casos de emergência. O atendimento prestado pelo hospital a pessoas que sofrem acidentes da BR-262 requer um treinamento e aprimoramento constantes dos profissionais.
“Um atendimento rápido pode salvar vidas. Infelizmente nosso hospital ainda não possui uma UTI, mas o serviço que prestamos aqui é idêntico ao de uma UTI. Por isso precisamos de pessoas cada vez mais capacitadas. Independente de termos UTI, atendemos a todas as demandas de acidentes da região, visto que estamos abertos 24 horas por dia”, afirmou Marcelo.
A presidente da Fundação Hospitalar e de Assistência Social de Domingos Martins (Fhasdomar), Gerusa Nazareth, informou que há conversas com empresas especializadas para instalar unidades de UTI no hospital.
“Nosso sonho é termos UTI aqui no nosso hospital. Começamos a fazer contatos com algumas empresas especializadas para ver a viabilidade. Infelizmente não temos recursos para poder manter, mas temos espaço apropriado para a instalação desse atendimento. Há algumas empresas interessadas em fazer essa gestão”, destacou.