Municípios recebem orientação sobre aplicação de recursos de combate à pobreza

Publicado em 09/04/2017 às 10:30

Compartilhe

Encontros promovidos pela Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades) estão qualificando técnicos municipais de todo o Estado na utilização dos recursos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Funcop).

O primeiro encontro aconteceu no município de Barra de São Francisco e teve boa receptividade. Nesta sexta (07), os técnicos municipais da microrregião Sudoeste Serrana se encontram em Domingos Martins para participar da oficina.

O objetivo é apresentar os instrumentos e a legislação, promovendo a operacionalização adequada dos recursos do Funcop pelas Prefeituras. O secretário da Setades, Carlos Casteglione, ressalta a importância da adesão dos municípios às oficinas promovidas.

“Os recursos do Funcop, ao serem aplicados pelos municípios, garantem resultados à população mais vulnerável. Desde sua criação proporcionou muitas melhorias aos munícipes. Por esse motivo, estamos estreitando relações com os prefeitos e técnicos municipais, para que compreendam os parâmetros legais de prestação de contas e novas aplicações, investindo e trazendo melhorias à população”, destaca Casteglione.

O Funcop disponibiliza recursos para aplicação em ações que visem à inclusão social e produtiva, com foco no combate à pobreza. Os municípios são responsáveis por consolidar o plano de trabalho para a utilização do recurso e prestar contas das iniciativas realizadas para pleitear novos repasses. Casteglione esclarece que em virtude da renovação das equipes técnicas municipais, a Setades tomou a iniciativa de promover esse circuito de encontros de capacitação.

“A nossa equipe vai percorrer todas as microrregiões e, além disso, está disponível diariamente na Sede para acompanhar e assessorar os técnicos municipais. O nosso interesse é que todos os 78 municípios capixabas estejam aptos a realizar a devida aplicação do recurso, pois esse é um importante investimento na política social de combate à pobreza”, ressalta o secretário.

Os encontros são realizados com o apoio do Colegiado de Gestores Municipais da Assistência Social (Cogemases). Na próxima segunda (10), a oficina será em Cachoeiro de Itapemirim, com os técnicos da microrregião Central Sul; e na quarta-feira (12), em Dores do Rio Preto, atendendo à microrregião do Caparaó.

Veja também

acidente_teofilo_otoni03

Motorista de carreta envolvida em acidente se apresenta à polícia

WhatsApp Image 2024-12-23 at 09.31.15

Iema combate cativeiros ilegais de fauna em Aracruz

1374

O agronegócio brasileiro alcança um recorde: 300 mercados abertos em menos de dois anos

snapinsta.app_471430801_18053718914509012_4997223748923940646_n_1080

Queda de ponte entre Tocantins e Maranhão deixa 16 pessoas desaparecidas

detran

Detran|ES divulga calendário de vencimento do Licenciamento 2025

estudante freepik

Espírito Santo alcança seu melhor desempenho na OBMEP 2024

Afonso-claudio

Fortes chuvas destroem ponte provisória e derrubam barreira em Afonso Cláudio

arte e cronica

A Mega da Virada e o sonho brasileiro