VIDA SAUDÁVEL

Vida Saudável

Especialista mostra como prevenir infarto

Publicado em 24/03/2017 às 16:27

Compartilhe

O IMEB – Imagens Médicas de Brasília (http://www.imeb.com.br), em seu canal do YouTube (https://www.youtube.com/user/clinicaimeb), esclarece assuntos de saúde de interesse público, indicando maneiras de prevenir problemas e quais os melhores exames para cada caso. No Especial Infarto, série de três vídeos sobre a doença cardiovascular, o médico nuclear Renato Barra, conta tudo o que você queria saber:

O infarto, também chamado de ataque cardíaco ou parada cardíaca, acontece quando o fluxo de sangue do músculo cardíaco é bloqueado, podendo matar o coração ou danificá-lo permanentemente. Ele está entre as doenças cardiovasculares que mais mata no mundo. No Brasil, o infarto é a principal causa de morte dentre as doenças cardiovasculares.

É possível prevenir o infarto – basta fazer acompanhamento com o cardiologista. Assim, identifica-se o risco de desenvolver a doença, prevenindo que ela aconteça.

A prevenção é feita com o check up médico anual, com exames de sangue, eletrocardiograma, teste ergométrico, ecocardiograma, cintilografia e outros exames.

É muito importante frequentar o cardiologista anualmente. Sabe-se que um em cada três adultos morre por causa de doenças cardiovasculares. O diagnóstico precoce, porém, pode prevenir esses quadros e melhorar a qualidade de vida do paciente.

Portanto, pessoas com predisposição genética ou histórico familiar de problemas cardíacos devem frequentar o consultório cardiológico a partir dos 30 anos de idade. Quem não sofre dessa predisposição pode iniciar os check ups anuais a partir dos 40 anos de idade.

Como são os principais exames cardíacos?

O primeiro exame cardíaco que o médico realizará em você, provavelmente, será dentro do próprio consultório dele. Trata-se do eletrocardiograma. Ele mede os batimentos cardíacos do paciente em repouso.

Mesmo que ele venha normal, é comum o cardiologista solicitar um teste ergométrico. Esse deve ser marcado em um laboratório, pois ele é feito em uma esteira e mede os batimentos cardíacos e as reservas cardíacas.

O ecocardiograma é outro exame importante. Trata-se do ultrassom do coração, que verifica se suas medidas estão normais.

Se algum desses exames apresentar um resultado diferente da normalidade, será necessário realizar outros exames, como a cintilografia e o cateterismo. Para o primeiro, é preciso injetar na veia um isótopo radioativo. Isso permitirá alta qualidade das imagens e o médico conseguirá analisar se existem pontos obstruídos.

O cateterismo é um exame um pouco mais complicado, em que é necessário passar um cateter nas artérias coronárias e injetar contraste. Em seguida, as imagens mostrarão toda a vascularização do coração.

Existem ainda as Tomografias Computadorizadas das artérias coronárias. São como raios x tirados em 3D, que possibilita que o médico verifique as artérias por completo. Esse exame pode substituir o cateterismo em alguns casos, pois é mais seguro que ele e não é invasivo.

Dicas para prevenir o infarto

Seus hábitos de vida influenciam na saúde do seu coração e na sua qualidade de vida.

Para prevenir o infarto agudo do miocárdio, siga as dicas do especialista do IMEB, Renato Barra:

1. Pare de fumar. O tabagismo faz mal para diversos órgãos. Entre eles, o coração.
2. Controle sua pressão arterial. Se você sofre de hipertensão, não deixe de tomar seu medicamento no dia a dia.
3. Controle seu colesterol, ou seja, sua taxa de gordura no sangue. Mantenha uma dieta saudável e pratique exercícios físicos.
4. Se você sofre com diabetes, consulte seu médico regularmente e evite comer alimentos que aumentem a taxa de açúcar no sangue. Tome sua medicação no dia a dia.
5. Pratique atividade física regularmente. O sedentarismo é prejudicial à vida.
6. Mantenha seu peso ideal – sempre de acordo com sua idade e estatura. Evite engordar e emagrecer direto.
7. Evite comer frituras e gorduras. Alimentação saudável é amiga do coração.
8. Não beba. As bebidas alcoólicas fazem mal e precisam ser consumidas moderadamente.
9. Controle seu estresse e sua ansiedade.
10. Consulte um cardiologista anualmente.

Para mais informações sobre infarto ou outras doenças, consulte o canal do YouTube do IMEB – Imagens Médicas de Brasília (https://www.youtube.com/user/clinicaimeb) ou acesse o site da clínica para tirar as suas dúvidas (http://www.imeb.com.br). Vale lembrar que o IMEB é uma clínica especializada em exames de diagnóstico por imagem, como Tomografia, Ressonância e Cintilografia.

Veja também

idosos sou feliz

Campanha “Adote um Idoso – Sou Feliz!” incentiva a doação de presentes de Natal

capa maximo  Foto Julio Huber

Imigração Italiana ganha documentário que será lançado em seminário de turismo

congresso internacional sobre AVC

Espírito Santo é destaque em congresso internacional sobre AVC na Colômbia

top view of various vegetables red cabbage cauliflower green onion lemon and tomatoes on on rustic background

Saúde amplia em mais de 159% incentivo para ações de alimentação e nutrição

vaca brasileira mais valorizada

Vaca brasileira chega a R$ 24 milhões e é considerada a mais valorizada do mundo

Cafes do ES

Cafés do Espírito Santo vencem o Coffee of the Year 2024

62-dos-navios-para-exportacao-de-cafe-registram-atrasos-em-junho

Quatro novos mercados para produtos brasileiros na China

ipva

Calendário de pagamento do IPVA 2025 é definido

Últimos artigos de Vida Saudável

Doença do ombro congelado atinge mais pessoas entre 40 e 60 anos de idade

Novos tratamentos revolucionam o cuidado de pacientes com dores crônicas

Homens 40+ sofrem com a queda na produção de testosterona

Entenda os tipos de diabetes e como eles afetam a sua saúde

Síndrome Miofascial tem afetado mais jovens pelo uso excessivo de tablet