Estados produtores de café conilon já iniciam a colheita do grão
Publicado em 20/03/2017 às 22:27
Em meio ao impasse de abertura ou não do mercado brasileiro para importação do café conilon, alguns estados produtores já iniciaram a colheita dos grãos projetando estimativas otimistas para essa safra que se inicia.
O Espírito Santo é um destes estados. O início desse processo deve ocorrer por volta do dia 20 de abril, como informou a Cooperativa Agrária dos Cafeicultores de São Gabriel (Cooabriel). Segundo a Cooabriel, alguns pequenos lotes de café conilon de maturação precoce já começam a aparecer e a estimativa é de que a colheita na região onde a cooperativa atua repita as 4,5 milhões de sacas produzidas no ano passado. Em todo o Espírito Santo, a safra deve aumentar em torno de 20% em relação ao ano passado, podendo chegar a 6 milhões de sacas, segundo o Incaper.
Na Bahia, mais precisamente na região sul, o período de colheita já foi iniciado. Somente no sul da Bahia, os produtores baianos estão estimando uma colheita em torno de 2,5 milhões de sacas.
Para o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Itabela/BA, Ricardo Covre, já foi dada a largada para os trabalhos. “A colheita começou. O grosso virá em abril, mas a quantidade de frutos maduros nas plantas permite colheita rentável já em meados de março”, destaca Ricardo.
Outro estado que também já iniciou a fase de colheita foi Rondônia. A safra da região poderá atingir 1,5 milhão de sacas e o período oficial de colheita será iniciado na próxima semana, mas grupos de produtores já colhem café.
O secretário da Câmara Setorial do Café de Rondônia, Dias Martins, conta que as estimativas podem ainda aumentar. “Oficialmente estamos trabalhando com essa estimativa, mas algumas previsões poderão elevar um pouco mais essa quantidade”, ressalta Dias.