Mais de 1.200 títulos de eleitor podem ser cancelados na Região Serrana

Publicado em 19/03/2017 às 11:31

Compartilhe

Os eleitores que não votaram nas três últimas eleições correm o risco de terem o título de eleitor cancelado. Os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) começaram, no último dia 20 de fevereiro, a divulgar a relação de nomes e inscrições das pessoas que deixaram de votar nos três últimos pleitos e não justificaram essas ausências.

O Espírito Santo é o 13º no ranking dos estados com mais eleitores “faltosos” do país, com 43.980. Na Região Serrana, 1.217 votantes estão em situação de pendência com a Justiça Eleitoral. Afonso Cláudio é a cidade com o maior número: 365 eleitores.

O segundo município com mais eleitores pendentes na Região Serrana é Santa Maria de Jetibá, com 260, seguido de Venda Nova do Imigrante, com 246, Domingos Martins, com 175, Alfredo Chaves, com 116, e Santa Leopoldina, com 55. Os municípios de Marechal Floriano e Laranja da Terra não possuem nenhum eleitor “faltoso”.

A lista dos nomes com pendências ficará disponível nos cartórios eleitorais de cada município, que tiveram um prazo mínimo de 10 dias, a partir do dia 22 de fevereiro, para afixar o edital, divulgar esse documento nos meios de comunicação e dar ciência desta afixação aos partidos políticos.

Desde o dia 2 de março, as pessoas que constam com o nome nessa lista devem comparecer ao cartório eleitoral para regularizar a situação. O prazo limite é até o dia 2 de maio.

No cartório eleitoral, as pessoas devem apresentar um documento com foto que comprove sua identidade, além do título eleitoral e um comprovante de votação, justificativa, e de recolhimento de multa ou de dispensa deste recolhimento.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ressalta que cada turno do pleito é considerado uma eleição e que a Justiça Eleitoral não está expedindo nenhuma notificação ao eleitor para informá-lo sobre alguma pendência no cadastro eleitoral.

Vale ressaltar que o não comparecimento para comprovação do exercício do voto, da justificativa de ausência ou do pagamento das multas resultará em cancelamento automático do título de eleitor, o que ocorrerá entre os dias 17 a 19 de maio deste ano.

Municípios com eleitores “faltosos” nas montanhas:

Município

Quantidade de eleitores

Afonso Cláudio

365

Alfredo Chaves

116

Domingos Martins

175

Santa Leopoldina

55

Santa Maria de Jetibá

260

Venda Nova do Imigrante

246

Veja também

chatgpt

Polícia de Londres realiza explosão controlada de pacote suspeito na Embaixada dos EUA

Hacker cracking the binary code data security

Os 5 principais navegadores antidetecção para 2025

capa

Como gravar áudio do YouTube?

capa

Disco rígido externo não aparece no Windows 10 (dicas de 2024)

capa

Pé de jambo em Santa Isabel é declarado Patrimônio Histórico Ambiental de Domingos Martins

11042023-pzzb9243

Julgamento de Bolsonaro e demais indiciados pode ocorrer em 2025

ponte

Terceira Ponte será parcialmente interditada neste sábado (23) para Corrida das luzes

Close-up of mosquito sucking blood from human arm.

Dia Nacional de Combate à Dengue: uma luta de todos