Duplicação da BR-262 começará em Marechal Floriano
Publicado em 18/03/2017 às 12:30
Após mais de 11 anos desde a primeira audiência pública realizada para apresentar o projeto de duplicação da BR-262, enfim parece que esse antigo sonho de moradores e usuários dessa importante rodovia que corta a região de montanhas do Espírito Santo vai sair do papel. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) confirmou que a duplicação de um trecho de sete quilômetros deve começar ainda no mês de abril.
Uma novidade é que já foi definido onde as obras serão iniciadas, que será entre os quilômetros 49,38 e 56,66, em Marechal Floriano. Esse trecho fica entre o posto Vista Alegre e o Trevo de Paraju. Essa informação foi confirmada pelo Dnit, que garantiu que ainda em abril as máquinas serão mobilizadas para começar a duplicação.
O Instituto Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) já concedeu licença prévia para duplicar todo o trecho previsto no contrato assinado com a empresa que irá executar o serviço, entre o quilômetro 19,10, no município de Viana, ao quilômetro 71,72, em Victor Hugo, Marechal Floriano. Entretanto, apenas após a emissão da licença de instalação é que as obras poderão iniciar.
Na primeira etapa, foi solicitada a licença de instalação para duplicar os sete quilômetros em Marechal Floriano. Mas, o órgão ambiental tem até 180 dias, a partir da entrada do pedido, para emitir essa licença. E como o pedido foi feito no início desse ano, a previsão do Dnit de iniciar a duplicação no próximo mês de abril pode ser maior do que o anunciado.
Sobre esse prazo para a emissão da licença de instalação, o Iema, por meio da assessoria de imprensa, informou que: “o órgão está trabalhando com prioridade, pois se trata de uma obra de utilidade pública”.
A assessoria de imprensa do Dnit destacou que será solicitada a licença de instalação por trechos determinados. “De forma a atender e permitir o início de forma mais célere para o empreendimento, o Dnit, junto ao órgão ambiental, está tratando a liberação ambiental por trechos, de forma a dar mais celeridade ao empreendimento”, destacou a nota.
OBRA CUSTARÁ R$ 510 MILHÕES – A empresa responsável pela duplicação dos 52,62 quilômetros da rodovia é a Construtora Aterpa S/A, sediada em Belo Horizonte (MG).
Ela venceu uma licitação pelo valor de R$ 510 milhões, em outubro de 2014. A obra será paga pelo governo federal. Na época, oito empresas participaram do processo licitatório eletrônico, cujo serviço estava estimado pelo Dnit em R$ 611.454.761,47.
A empresa é responsável por executar os seguintes serviços: elaboração do projeto básico e executivo de engenharia e execução das obras para duplicação de rodovia e restauração da pista existente e obras-de-arte especiais na rodovia BR-262/ES, no segmento do Km 19,10 ao Km 71,72, com extensão de 52,62 quilômetros.
Rodovia ganhará novos trevos e passagens subterrâneas
Além de recuperar o piso asfáltico existente e duplicar os 52,62 quilômetros, várias importantes intervenções serão feitas no trecho que será duplicado. A entrada para o município de Viana ganhará um acesso de dois níveis, para reduzir os riscos de acidentes.
Outra importante intervenção será entre os quilômetros 27 e 32, na Serra da Boa Vista. Segundo o projeto do Dnit, a pista existente funcionará apenas para subida às montanhas. Nesse segmento, será construída outra pista exclusiva para a descida dos veículos. Além de ser um trecho com alto índice de acidentes, também é comum engarrafamentos aos finais de semana.
Já no quilômetro 40,2, no trevo de Campinho, Sede de Domingos Martins, será construído um túnel para acessar a cidade. O distrito de Santa Isabel também terá um acesso em dois níveis, assim como no quilômetro 45,24, em Alto Marechal, que ganhará a mesma intercessão.
Na Sede de Marechal Floriano, que é cortada pela BR-262, haverá revestimento em blocos pré-moldados de concreto. Também está previsto um passeio de concreto ao lado da rodovia entre a Sede de Marechal Floriano e o posto Vista Alegre, localizado no quilômetro 49,4. O Dnit também indicou, no anteprojeto, a construção de uma passarela para pedestre sobre a ponte do Rio Jucu Braço Sul.
Em vários trechos da rodovia, está prevista a mudança do traçado, com o objetivo de reduzir curvas e dar mais segurança de tráfego aos motoristas. Todas as pontes existentes também serão reforçadas e alargadas, obtendo-se também a mesma largura da nova rodovia.
Duplicação irá fortalecer o turismo de montanhas
A duplicação da BR-262 é muito aguardada por empresários do setor de turismo da região de montanhas do Estado. Além do grande potencial turístico, é crescente o número de novos hotéis, restaurantes, sítios de agroturismo e demais estabelecimentos voltados a esse público.
E como a BR-262 é a principal via de tráfego para quem busca o turismo das montanhas, além de ser a rodovia que liga Minas Gerais ao Espírito Santo, a duplicação facilitará muito uma maior permanência dos turistas na região.
O empresário, Valdeir Nunes, proprietário do Hotel Fazenda China Park, presidente do conselho do Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau e vice-presidente do Conselho Estadual de Turismo (Contures), destaca que, aos finais de semana, muitos turistas que moram na Grande Vitória acabam voltando mais cedo para casa para evitar congestionamentos na rodovia.
“Muitos moradores da Grande Vitória frequentam a nossa região aos finais de semana. E quando é época de alta temporada, feriados ou quando há importantes festas nos municípios, sempre acontecem congestionamentos. Com isso, muitas pessoas deixam de consumir mais na região para voltar mais cedo para casa. Com a duplicação, não haverá mais esse problema de trânsito”, afirma.