Programa pretende rastrear produção agrícola do Estado

Publicado em 12/03/2017 às 13:05

Compartilhe

O Espírito Santo pretende rastrear a produção agrícola, com o objetivo de identificar a procedência dos alimentos produzidos no Estado. A rastreabilidade indica todo o caminho do alimento, desde o cultivo, passando pelas técnicas adotadas na lavoura, colheita, até chegar ao consumidor.

Frutas, legumes e verduras produzidos no Espírito Santo devem ser identificados e receber um código para cadastro em sistema computadorizado. Com isso, a origem de cada alimento poderá ser observada de qualquer lugar do mundo.

A fim de levantar subsídios sobre rastreabilidade de frutas, legumes e verduras, o diretor técnico do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Mauro Rossoni Junior, e o chefe da Seção de Inspeção e Fiscalização Vegetal do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), Marcio Gama dos Santos da Costa, participaram de uma reunião na Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) juntamente com a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar).

O programa deve ser implementado pelo Governo do Estado, em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), Incaper, Idaf, Centrais de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa) e a Secretaria Estadual de Saúde.

“O programa de rastreabilidade de hortifrúti está sendo construído pela Seag e será discutido com os produtores rurais do Estado. Depois de levantarmos as ideias, vamos apresentar o programa à Secretaria de Saúde que será parceira desse processo”, explicou Mauro Rossoni Junior.

Nesta segunda-feira (13), todos os órgãos, representantes de supermercadistas e distribuidores de frutas, legumes e verduras envolvidos no programa vão se reunir para discutir a proposta técnica que deve ser implementada no Estado.

Veja também

chatgpt

Polícia de Londres realiza explosão controlada de pacote suspeito na Embaixada dos EUA

Hacker cracking the binary code data security

Os 5 principais navegadores antidetecção para 2025

capa

Como gravar áudio do YouTube?

capa

Disco rígido externo não aparece no Windows 10 (dicas de 2024)

capa

Pé de jambo em Santa Isabel é declarado Patrimônio Histórico Ambiental de Domingos Martins

11042023-pzzb9243

Julgamento de Bolsonaro e demais indiciados pode ocorrer em 2025

ponte

Terceira Ponte será parcialmente interditada neste sábado (23) para Corrida das luzes

Close-up of mosquito sucking blood from human arm.

Dia Nacional de Combate à Dengue: uma luta de todos