Comitê do Rio Guandu abre processo eleitoral para dirigentes
Publicado em 05/03/2017 às 12:32
O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Guandu (CBH-Guandu) está com inscrições abertas para o processo eleitoral, que irá recompor a plenária para o mandato de 2017 a 2021. As instituições interessadas em participar do comitê devem se inscrever até o dia 08 de março.
A plenária do CBH-Guandu é composta por 24 membros, sendo 12 titulares e 12 suplentes. As vagas serão distribuídas igualmente entre representantes do poder público municipal e estadual, usuários dos recursos hídricos e sociedade civil organizada (ONGs, entidades de classe e associações comunitárias).
Os documentos de inscrição podem ser encaminhados pelos Correios e também entregues em mãos nos municípios de Afonso Cláudio, Laranja da Terra, Brejetuba e Baixo Guandu. As informações completas sobre o processo eleitoral e os locais de inscrição estão disponíveis no site do comitê (www.cbhguandu.org.br).
O Consórcio Intermunicipal para Recuperação Ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio Guandu foi o precursor da criação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Guandu (CBH Guandu). Instituído em 2 de outubro de 1997, o Consórcio é constituído por representantes dos municípios de Brejetuba, Afonso Cláudio, Laranja da Terra e Baixo Guandu, bem como do Governo do Estado do Espírito Santo, através da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEAMA).
Após mobilização nos municípios que integram a bacia, em 13 de agosto de 2007, foi criado por Decreto Estadual o CBH Guandu. O Comitê é um órgão colegiado, de caráter consultivo e deliberativo, e integra o Sistema Integrado de Gerenciamento dos Recursos Hídricos do Estado do Espírito Santo (SIGERH/ES). Sua principal missão é articular os diversos atores sociais para garantir a oferta de água, em quantidade e qualidade, visando o desenvolvimento sustentável e a melhoria de vida na sub-bacia do rio Guandu.