Marechal Floriano anuncia planos para fortalecer produção rural
Publicado em 02/03/2017 às 12:58
A agricultura familiar é um dos pilares da economia de Marechal Floriano, que prepara um salto no setor. O município planeja diversificar os cultivos, facilitar os projetos de piscicultura e melhorar as estradas que dão acesso às áreas produtivas do interior nos próximos quatro anos.
Segundo o secretário municipal de Agricultura, Sérgio Stein, as estradas de acesso a Costa Pereira, Victor Hugo e Alto Marechal estão entre as que o município pretende pavimentar com recursos programa Caminhos do Campo. “Isso tanto com recursos próprios como com verbas estaduais”, observa.
Sérgio destaca que já estão em andamento a aplicação de cascalho em trechos mais íngremes, como em estradas na localidade de Santa Maria de Marechal Floriano. “Também temos o projeto caixa seca nas estradas. A partir de março vamos começar a manutenção nas caixas secas já existentes e construir outras onde os produtores rurais pedirem. A meta é atender ao pedido de todos os produtores”, destaca.
Outra ação para fortalecer o setor é a distribuição de mudas. “Temos o programa de fruticultura da banana, e o objetivo é diversificar. Além de seguir distribuindo mudas de pupunha, onde já estamos colhendo bons resultados, serão distribuídas mudas de inhame, ponkan, alface e café. Para este último temos a meta de fornecer a quantidade que possa abranger área entre 100 e 200 hectares”, detalha.
De acordo com Sérgio, a agricultura familiar do café arábica é a principal geradora de emprego e renda na área rural do município. E para todos os tipos de cultivo o município dará suporte técnico, em parceria com o Incaper, como análise do solo e orientação para a poda.
ORQUÍDEAS E PEIXES – “Outro destaque nosso é a produção de orquídeas. Vamos continuar apoiando os eventos realizados elo setor, como a exposição que acontece em outubro”, lembra.
Também está entre as prioridades da Secretaria Municipal de Agricultura (Semag) o fomento a piscicultura. “Temos um programa que oferece assessoria técnica para o licenciamento de barragens, reduzindo o custo para o produtor que pretende implantar a piscicultura ou ampliá-la”, conclui.
Para o prefeito Cacau Lorenzoni, a atividade rural é uma força de Marechal Floriano e que vai merecer sempre atenção do poder público. “O desemprego é um grande desafio também para Marechal. Estamos trabalhando num diagnóstico e em breve vamos anunciar um plano de desenvolvimento com incentivo para empresas, em diversas áreas, que possam gerar trabalho e renda. Também vamos apostar na qualificação profissional”, adiantou Cacau, durante entrevista ao portal Montanhas Capixabas.