Filas enormes para aplicação de 400 doses da vacina contra a febre amarela
Publicado em 31/01/2017 às 11:57
Inserido entre os municípios endêmicos em virtude do encontro de seis macacos mortos, Marechal Floriano passa hoje (31) pelo segundo dia da vacinação contra a febre amarela. Mas apenas 400 doses serão aplicadas nos moradores da cidade pela manhã e a tarde.
A organização do sistema de vacinação foi modificada e a enorme fila de moradores serviu para receber as senhas e não diretamente para vacinar, como ocorreu no último sábado quando as pessoas que se atrasaram não tiveram a chance de receber o antídoto contra a doença transmitida pelo mosquito.
A vacinação nesta manhã, dos primeiros 200 moradores que receberam as senhas, está acontecendo na área interna do Ginásio de Esportes Paulo Antônio Lorenzoni, na encorpada fila na Rua Belarmino Pinto, também conhecida por Rua da Policlínica. Durante o período várias discussões ocorreram, mas as situações foram contornadas com diálogos.
Um total de 1 mil doses, o restante das 5,3 mil que vieram para Marechal Floriano na semana passada, está sendo aplicado nos moradores em todo o município e, segundo a coordenação, uma nova remessa de vacinas deverá ser enviada na próxima semana a esta cidade pela Secretaria de Estado da Saúde.
Segundo Simony Endlich, da Coordenação de Atenção Primária deste município, os moradores que ainda não se vacinaram não precisam se preocupar porque mais doses serão encaminhadas às sete comunidades onde são usados para a imunização os postos de saúde do município.
“Conforme informações, o Espírito Santo receberá ainda nesta semana do Governo Federal um quantitativo importante de doses que certamente será redistribuído aos municípios considerados endêmicos, como ocorre agora com o nosso”, concluiu Simony.