Secretaria da Saúde de Domingos Martins divulga novas orientações para vacinação contra a febre amarela

Publicado em 27/01/2017 às 08:48

Compartilhe

A Secretaria de Saúde de Domingos Martins divulgou nesta quinta-feira (26) novas orientações para a vacinação contra a febre amarela. Após reunião de avaliação deste primeiro dia de imunização, algumas mudanças foram adotadas.

A partir de hoje (27) a imunização será realizada a partir das 8h, sem limite de doses. O atendimento será por ordem de chegada e será encerrado às 16 horas, quando o portão da secretaria será fechado. A Secretaria de Saúde destaca que não há necessidade de formar fila ainda de madrugada. Uma nova remessa de doses chega amanhã ao município.

“No primeiro dia de imunização, registramos grande movimento nos postos de saúde. Fizemos um planejamento de modo a atender a população da melhor forma, conseguimos ampliar a capacidade de atendimento e reajustamos a logística do trabalho”, explica o secretário de Saúde, Adimar Alves de Souza.

Os trabalhos de imunização nas localidades da Sede (Campinho), Barcelos, Pedra Azul, São Paulo do Aracê, Tijuco Preto, Ponto Alto e Paraju prosseguem diariamente até que toda a população que necessita de imunização receba a vacina. Em função da menor demanda, nas localidades de Biriricas, Melgaço, Santa Isabel, Fazenda Lampier, Escola do Galo e Alto Galo, a vacinação será em dias específicos (veja o cronograma ao final desta reportagem).

Vacinação para moradores

De acordo com a Nota Informativan° 01/2017, da Secretaria de Estado da Saúde, o município vai vacinar somente MORADORES, com a apresentação obrigatória de comprovante de residência (conta água ou energia) ou cópia do contrato de aluguel. Aqueles que trabalham em Domingos Martins, mas moram em outro município, também serão imunizados, mediante comprovação do vínculo de trabalho no município. É necessária a apresentação do cartão de vacina.

“Para os 37 municípios com recomendação de vacinação cautelar será adotada a vacinação dos indivíduos residentes a partir dos 6 meses de idade, segundo calendário nacional de vacinação, priorizando o início da vacinação nas localidades com evidência de epizootia (morte de macacos), estendendo-se posteriormente para o restante do município. Para indivíduos residentes nos demais municípios do Estado, será adotada a vacinação daqueles que irão viajar para áreas de risco, a fim de prevenir a ocorrência de casos humanos e surtos. Em situação de viagem para os municípios do Espírito Santo com recomendação de vacinação cautelar, será indicada a vacinação conforme calendário nacional”, recomenda a Secretaria de Estado da Saúde.

A medida visa garantir a cobertura vacinal dos moradores de Domingos Martins. “Esta é uma situação atípica, específica do bloqueio vacinal, assim o município tem esta autonomia de priorizar o atendimento à sua população. Estamos seguindo orientações estaduais”, completa Adimar.

Cronograma de vacinação contra a febre amarela

– A partir do dia 26, das 8h às 16h, nas unidades de saúde de:
Barcelos
São Paulo do Aracê
Pedra Azul
Tijuco Preto
Ponto Alto
Paraju
Campinho

– Dias 30 e 31, das 8h às 16h:
Biriricas

– Dia 31, das 8h às 16h:
Melgaço

– Dias 1° e 2 de fevereiro, das 16h às 20h:
Santa Isabel

Vacinação volante na Sede:

– 1° de fevereiro:
Fazenda Lampier, às 9h
Escola do Galo, às 14h

– 2 de fevereiro:
Alto Galo, às 9h

Veja também

chatgpt

Polícia de Londres realiza explosão controlada de pacote suspeito na Embaixada dos EUA

Hacker cracking the binary code data security

Os 5 principais navegadores antidetecção para 2025

capa

Como gravar áudio do YouTube?

capa

Disco rígido externo não aparece no Windows 10 (dicas de 2024)

capa

Pé de jambo em Santa Isabel é declarado Patrimônio Histórico Ambiental de Domingos Martins

11042023-pzzb9243

Julgamento de Bolsonaro e demais indiciados pode ocorrer em 2025

ponte

Terceira Ponte será parcialmente interditada neste sábado (23) para Corrida das luzes

Close-up of mosquito sucking blood from human arm.

Dia Nacional de Combate à Dengue: uma luta de todos