Festa religiosa com Folia de Reis no Bairro Bela Vista foi contagiante
Publicado em 08/01/2017 às 14:45
Dona Margarida, de 70 anos, com sua simpatia, bom humor e fé, confeccionou pelo quarto ano consecutivo, seu gigantesco presépio dentro de sua pequena mas aconchegante casa. Tudo para receber o Padre Márcio Almeida e a Folia de Reis da Paróquia São Sebastião. Não faltaram guloseimas para os fiéis que compareceram à Igreja Santa Mônica, na humilde Festa de Reis, na Comunidade do Bairro Bela Vista.
Padre Márcio fez a abertura do evento, com a oração do Pai Nosso, sem se esquecer de mencionar que: “Jesus Nasceu entre todos os povos”. Sob fogos de artifício, do alto do Bairro, a Folia de Reis São Sebastião desceu a rua sentido à Igreja Santa Mônica, onde cantou frente ao altar. A seguir, a folia ocorreu na casa da anfitriã, dona Margarida Ferreira Sobrinho.
Na sala colorida da simples casa e sem espaço para mais decores, os foliões lotaram o ambiente e a cantoria contagiou até os que não conseguiram acesso. Dezenas de fiéis e curiosos ficaram às margens da rua, ouvindo os cânticos dos foliões. Dona Alvina da Costa Novaes, de 82 anos, era uma das mais animadas foliã.
A festa terminou na Igreja Santa Mônica, com a benção aos alimentos e distribuição de variedades deliciosas de bolos, biscoitos, pães e sucos naturais, preparados pela comunidade Paróquia São Sebastião e Comunidade Santa Mônica. Todos se fartaram, principalmente as crianças, que receberam chocolates e balas, oferecidos por ouvintes da Rádio Educadora.
A Igreja Católica está comemorando seus 118 anos de vida em Afonso Cláudio. Tudo sobre a paróquia até seu centenário de existência se transformou em livro, escrito por dona Zuleika Haddad Fafá e Estela Haddad de Souza. Nos últimos dezoito anos, materiais estão sendo angariados e eventos recentes são registrados para a sequência dessa bela história Católica.
O livro, que ainda não tem data para o lançamento, será escrito por Cléia Novaes, da família que deu vida a Folia de Reis. Vitor da Costa Novaes, fundou a Folia de Reis, há quarenta e cinco anos. A cada dia cresce o número de participantes da Folia de Reis São Sebastião, que sempre está presente em festas religiosas no município e em outras regiões.