Bota-fora: antes de descartar móveis e entulho, agende o recolhimento

Publicado em 07/01/2017 às 14:27

Compartilhe

Diz o velho ditado, “cidade limpa não é a que mais se limpa e sim a que menos se suja”. E o dever de cuidar é de todos nós, Poder Público e Sociedade. Juntos, devemos trabalhar para continuarmos mantendo nosso município organizado. Entretanto, nas últimas semanas, Domingos Martins tem registrado um aumento no volume de lixo e materiais descartados em vias públicas, inclusive em horários impróprios.

Nosso município é um dos únicos do Espírito Santo que realiza a coleta de lixo todos os dias, incluindo sábados, domingos e feriados, porém é preciso esclarecer que, de acordo com o Código Municipal de Postura, cabe à municipalidade somente o recolhimento de lixo úmido e seco. Outros resíduos, como os industriais e os de oficinas, restos de material de construção, entulhos, terra, folhagens de jardins e quintais particulares devem ser destinados corretamente por aqueles que produziram esse resíduo.

Ainda assim, a prefeitura auxilia a população no recolhimento deste tipo de material, quando em pequena quantidade. Para solicitar este serviço basta ligar para o número 3268-1377 (das 7h às 13h), informando o local onde o material será depositado. Lembrando que o entulho precisa estar ensacado. No caso de grandes obras, cabe aos seus proprietários se responsabilizarem pelo transporte e destinação final adequados do material.

Ajude a cuidar

Coloque o lixo para fora no horário próximo ao de coleta. Ela é realizada todos os dias na Sede e em Santa Isabel, a partir das 17h, e nas vilas urbanas de Paraju, Melgaço, Biriricas, Soído, Ponto Alto e Aracê. No interior, o caminhão coletor passa a cada 15 dias.

Comerciantes podem contribuir dobrando as caixas para diminuir espaço e tirando de seus estabelecimentos somente no horário da coleta (após 17h).

Ensaque adequadamente os materiais, isso facilitará o trabalho dos coletores e também evitará que ele o lixo se espalhe.

Veja também

pixebay

Lei capixaba que garante hortas domésticas e comunitárias é sancionada pelo governador Renato Casagrande

assembleia legislativa distribui mudas

Assembleia Legislativa entrega mais de 20 mil mudas para pequenos agricultores capixabas

encontro

Encontro promove integração entre diferentes equipes do Senar-ES

medicamentos para o libano

Brasil envia mais 9 toneladas de medicamentos ao Líbano

premio de mulher de negocios

Confira as vencedoras do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2024

Comunidade quilombola

Quilombolas do Espírito Santo lutam pela garantia de direitos básicos e por justiça social

arboviroses online

Saúde passa disponibilizar resultados de arboviroses de forma on-line

cesan com lucro

Cesan registra crescimento histórico de 43% no lucro em 2024