Prefeitura reduz horário de atendimento e não informou se houve economia

Publicado em 16/12/2016 às 11:19

Compartilhe

Há mais de um ano que a Prefeitura de Domingos Martins reduziu o horário de expediente. Desde o dia 1º de dezembro de 2015, o funcionamento da maioria dos serviços públicos municipais passou a ser das 7 às 13 horas. Mas, mesmo depois de todo esse tempo, a Prefeitura não respondeu de quanto foi a economia e nem se realmente houve alguma economia, motivo que foi usado para justificar a redução do tempo de serviço público prestado à população.

A reportagem do portal Montanhas Capixabas questionou a prefeitura quanto foi economizado pelo período de 12 meses. Entretanto, mais de 10 dias após a promessa de que os dados seriam enviados, as informações não foram repassadas.O responsável por atender à demanda foi o secretário municipal de Governo, Antonio Marcos Ribeti. Ele afirmou que faria o levantamento das possíveis economias e enviaria, sem falta, no dia seguinte.

Entretanto, mais de 10 dias após a promessa do envio do material, o mesmo não foi enviado para a reportagem do portal Montanhas Capixabas. Na época em que se iniciou a redução da carga horária, a justificativa da prefeitura foi que “a medida faz parte de um conjunto de ações adotadas pela municipalidade para adequar a realidade orçamentária e financeira às circunstâncias provocadas pelo momento econômico nacional, impactando diretamente na diminuição da receita. O pacote de economia prevê ainda a redução de despesas como energia elétrica, água, telefone, diárias, combustível e outros materiais”.

De acordo com o Decreto Normativo n°2.840/2015, “a adoção da carga horária reduzida de funcionamento tem caráter excepcional e temporário, podendo, a qualquer tempo, ser restabelecido o período normal de expediente”. Entretanto, a medida permaneceu durante todo o ano de 2016, sem que fosse apresentado à sociedade quanto a prefeitura efetivamente economizou.

Durante o ano, diversas pessoas reclamaram da redução do atendimento público. Alguns moradores de distritos distantes da sede, que não sabiam do horário reduzido de atendimento, perderam a viagem ao procurarem setores da municipalidade durante a tarde, quando o expediente já havia sido encerrado.

Apenas o setor de saúde e o funcionamento das escolas não tiveram a carga horária reduzida. Ainda de acordo com o Decreto Normativo, não houve nenhuma redução ou prejuízo aos salários dos funcionários públicos municipais.

Prefeitura de Alfredo Chaves também reduz horário

Desde o último dia 7 de novembro, a Prefeitura de Alfredo Chaves também passou a atender a população das 7 às 13 horas. A medida está prevista para valer até o dia 17 de fevereiro de 2017. A redução não atinge serviços essenciais como escolas, creches, unidades de saúde e vigilância dos patrimônios municipais.

De acordo o prefeito Roberto Fortunato Fiorin, a medida foi tomada a fim de reduzir gastos com energia, água, telefonia e combustível em período de baixa demanda do público externo e para fechamento de gestão.

 

Veja também

webnário

Webinário discute importância da ética e do cuidado integral na farmacologia para idosos

festa do vinho e uva

Festa do Vinho e da Uva agita Santa Teresa

incendio em vni

Mais de 10 bombeiros tentam conter incêndio em Venda Nova do Imigrante

hospital de domingos martins

Hospital de Domingos Martins não atenderá clientes da Unimed

aves brasileiras

Aves brasileiras de exibição e reprodução serão exportadas para o México

semana da pátria

Semana da Pátria tem início neste fim de semana com exposição, pedalaço e desfile cívico-militar

MUNDO 30-08 - Xiaomi SU7  Foto reprodução  X

Novo carro da Xiaomi é tão potente que exige teste de direção para aquisição

brasil 30-08 - ft reprodução - queda teto santuario Recife

Teto de santuário desaba no Recife e deixa dois mortos e mais de 20 feridos