Polícia Militar Ambiental resgata pássaros silvestres em cativeiro
Publicado em 14/12/2016 às 19:02
Na tarde desta terça-feira (13), equipes do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) apreenderam 14 pássaros silvestres em cativeiro, na zona rural de Itaguaçu e Santa Maria de Jetibá.
Em atendimento à denúncia anônima, os militares prosseguiram até os locais para verificar os fatos. Foram constatados 14 pássaros silvestres da fauna silvestre brasileira em cativeiro em residências das regiões. Os proprietários não apresentaram as autorizações ambientais para manter os pássaros. A captura e manutenção de animais silvestres sem autorização dos órgãos ambientais são consideradas crimes.
Durante o serviço os militares também recolheram um filhote de pássaro (Araçari) na localidade de Rio Saltinho, em Santa Teresa. E receberam da veterinária do Instituto de Defesa Agropecuária Florestal (IDAF), de Itarana, um filhote de coruja encontrado e cuidado pela profissional. O animal foi encaminhado juntamente com os pássaros apreendidos para o Centro de Reintrodução de Animais Silvestres (CEREIAS), em Aracruz.
Conforme legislação ambiental a sanção imposta aos infratores é a detenção de seis meses a um ano, além de multa de R$ 500,00 por animal podendo chegar a R$ 5.000,00 para animais ameaçados de extinção.
A retirada de animais silvestres do habitat natural reduz o tamanho populacional das espécies contribuindo significativamente para o declínio da espécie quando relacionado a outros fatores prejudiciais como a redução das matas e degradação dos ambientes deixando o animal em uma área restrita de distribuição ocorrendo consequentemente a ameaça de extinção.