Mais uma noite de muita apreensão por conta das chuvas em Afonso Cláudio
Publicado em 12/12/2016 às 13:02
A noite de ontem foi tensa em Afonso Cláudio por conta das fortes chuvas que começaram a cair às 19h30 de ontem (11). Trovões e relâmpagos anunciaram a tempestade, que cessou na madrugada de hoje (12), com o Rio Guandu atingindo seu maior nível dos últimos dois anos. De acordo com a Defesa Civil, o Rio Guandu chegou a 4,3 metros.
Alerta, a Defesa Civil circulou por pontos mais críticos da cidade e confirmou que nada de mais grave ocorreu. Entretanto no Alto Guandu foi necessário trabalho de máquinas para a retirada do barro que desceu das encostas. De acordo com Sarah Dttmann, em um ponto onde foi feito terraplanagem para plantio de tomate havia muita lama na pista.
Sarah Dttmann, que procedia de Vitória, relatou que foram necessárias máquinas para a retirada de mais de um metro de barro na pista. Em mais dois pontos da ES-165, ainda na serra do Guandu, ela precisou desviar de pedras, que desprenderam dos barrancos e galhos de árvores quebrados por conta do vento e da forte chuva.
A Rua da AABB ficou intransitável por algumas horas. Bueiros entupiram, levando água e lama para o calçamento obstruíram as passagens de veículos que chegavam à cidade. Os veículos precisaram retornar e acessar o centro com muito cuidado pela outra Rua do Bairro Campo Vinte, que é só mão para quem deixa a cidade, sentido Vitória. O alerta de chuva para todo o Espírito Santo havia sido pulicada por meio do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).
O alerta de risco de corte de energia elétrica, risco de queda de galhos e leves alagamento e ventos intensos de até 60 Km/h, foi publicado pelo INMET, às 15h30 de ontem (11). A maior empresa de meteorologia da América Latina (Climatempo) prevê mais chuvas para Afonso Cláudio nos próximos dias. Os maiores números podem ocorrer na quarta-feira (14), com possibilidade de 47 mm, e quinta-feira (15), com 44 mm.
Colaboração: Sarah Dttmann