Flores para Dia de Finados na plataforma da antiga estação de Marechal Floriano
Publicado em 01/11/2016 às 18:20
Maços e buquês de rosas, dálias, crisântemos, gérberas, palmas e outras flores já estão expostas à venda na plataforma da antiga estação ferroviária, atual Centro Cultural Clara Luíza, na Praça José Henrique Pereira, centro de Marechal Floriano. Os valores dos maços e buquês variam de R$ 5,00 a R$ 15,00.
Os moradores da sede e visitantes acham inteligente a iniciativa dos floricultores, que buscam a facilitar a compra das flores pela população, que tem a finalidade de ornamentar os túmulos dos familiares e amigos nos cemitérios do município no Dia de Finados. A maioria enfeita as sepulturas hoje, véspera do feriado.
Para a viúva Neuza Duarte Prudente, 70 anos, as rosas vermelhas e também as cor-de-rosas são os presentes que o falecido esposo Sebastião Prudente receberá nesta data que relembra os falecidos. “Essa compra facilitou. Vou colocar as flores agora na sepultura de Sebastião no cemitério da Rua de Batatal”, disse Neuza.
Quem levará flores para os túmulos dos familiares sepultados no cemitério de Araguaia, distrito de Marechal Floriano, é o aposentado rural Amilton Borgo, 75 anos. Segundo ele, os valores estão razoáveis e por isso comprou maços de flores para ornamentar os túmulos da esposa, pais e demais familiares. “Pelo visto a crise não atingiu à floricultura. Os preços são razoáveis”.
De acordo com o eletricista aposentado Nides de Freitas, 65 anos, que comprou vários maços de flores variadas, o Dia de Finados é muito importante para a sua família, que visita o cemitério de Santa Isabel, onde entes queridos estão sepultados. “Católicos e luteranos ornamentam os túmulos e oram muito”, disse.
A lavradora Ana Paula de Souza Padilha, da localidade de Bom Jesus, zona rural de Marechal Floriano produz verduras e também flores. “Sempre virei aqui na antiga estação porque há movimento de moradores e sitiantes. As cores vivas das flores atraem a atenção e a venda é certa”.