Governo do ES abre inscrições para 7 mil vagas no programa CNH Social 2025

Publicado em 01/04/2025 às 14:14

Compartilhe

IMG_0100

Foto: Hélio Filho/Secom

As inscrições para o programa CNH Social 2025 já estão abertas. O governador Renato Casagrande anunciou, nesta terça-feira (1º), a oferta de 7 mil vagas. O programa, desenvolvido pelo Governo do Estado por meio do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), proporciona aos cidadãos a oportunidade de obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de forma gratuita, ampliando suas chances no mercado de trabalho.

A primeira fase do programa disponibiliza 3.500 vagas, e as inscrições devem ser realizadas online pelo site www.detran.es.gov.br até 21 de abril de 2025. As vagas abrangem a primeira habilitação nas categorias A (moto) e B (carro), além da adição de categoria A ou B e da mudança para categorias D (van, micro-ônibus, ônibus) ou E (caminhão e carreta) para condutores já habilitados.

Neste ano, o programa expandiu sua oferta de cursos profissionalizantes voltados ao mercado de trabalho. Foram incluídos os cursos de Instrutor de Trânsito, Diretor Geral e Diretor de Ensino, atendendo à demanda dos Centros de Formação de Condutores por profissionais qualificados.

“Desde 2011, já concedemos 64 mil CNHs gratuitas pelo programa CNH Social. Esse é um projeto robusto que nos enche de orgulho. Hoje, estamos criando mais 7 mil oportunidades para os capixabas. Além da CNH, o programa também permite a mudança de categoria e oferece cursos que promovem a conscientização no trânsito. É gratificante ver pessoas conquistando empregos ou realizando o sonho da autonomia ao dirigir”, destacou o governador Renato Casagrande.

O diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, ressaltou que o programa é uma ferramenta de transformação social. “A CNH Social garante mais autonomia, dignidade e novas oportunidades de trabalho. Muitas pessoas enfrentam dificuldades financeiras para obter a habilitação, e nosso objetivo é eliminar essas barreiras, proporcionando um futuro melhor. Além disso, o programa fortalece o empoderamento feminino, garantindo independência financeira”, afirmou.

O vice-governador Ricardo Ferraço também reforçou a relevância do programa. “Criado pelo governador Renato Casagrande, o CNH Social transforma vidas anualmente. O entusiasmo dos beneficiários é evidente. Nosso governo trabalha para garantir que pessoas em situação de vulnerabilidade tenham acesso a oportunidades iguais”, declarou.

Como se inscrever

Os interessados devem acessar www.detran.es.gov.br e clicar no banner do programa ‘CNH Social’. É necessário preencher as informações pessoais conforme o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), atualizado até 1º de março de 2025.

O candidato deve selecionar a categoria desejada entre:

  • Primeira Habilitação A (moto) ou B (carro);
  • Adição de categoria A ou B;
  • Mudança para categoria D (van e ônibus) ou E (caminhão e carreta).

Após a inscrição, não será possível alterar a categoria escolhida. As vagas são distribuídas da seguinte forma:

  • 40% para primeira habilitação (A ou B);
  • 20% para adição de categoria;
  • 40% para mudança de categoria D ou E.

Além disso, 5% das inscrições são reservadas para pessoas com deficiência (PCDs).

A seleção é feita eletronicamente, sem interferência humana, e segue os seguintes critérios: menor renda per capita, maior número de integrantes no grupo familiar, ensino fundamental completo, beneficiário do Bolsa Família e ordem de inscrição.

Resultado

A lista de selecionados será divulgada no site do Detran|ES a partir das 12h de 6 de maio de 2025. Caso hajam vagas remanescentes devido à desclassificação de candidatos, uma chamada de suplentes será publicada no dia 7 de julho de 2025, também às 12h.

Benefícios gratuitos

Os candidatos aprovados terão acesso gratuito a todo o processo de habilitação, incluindo:

  • Captura biométrica;
  • Exames médicos e psicológicos;
  • Exame toxicológico para categorias D ou E;
  • 20 aulas teóricas e práticas;
  • Até três tentativas na prova teórica ou prática;
  • Duas aulas extras em caso de reprovação na prova prática.

Capacitação profissional

Os beneficiários também podem participar da Etapa de Capacitação, que oferece cursos especializados, como Transporte de Produtos Perigosos, Transporte Escolar, Transporte de Passageiros, Motofrete, entre outros. Em 2025, foram incluídos os cursos de Instrutor de Trânsito, Diretor Geral e Diretor de Ensino.

Histórias de sucesso

Jaqueline Penha Coutinho Gomes, de Vitória, obteve sua CNH pelo programa. “Minha irmã viu meu nome na lista e me avisou. A CNH é essencial para eu conseguir um emprego melhor”, disse.

Diuli Lira Rodrigues, promotora de vendas de Vila Velha, conseguiu mudar para a categoria A. “Já havia tentado antes, mas não consegui. Agora poderei atuar em vagas que exigem essa categoria. É uma conquista sem custo e um grande apoio do governo”, afirmou.

Joelson Santana Vidal, motorista de aplicativo de Vitória, migrou para a categoria D. “Minha irmã me incentivou e deu certo. Agora posso fazer um curso profissionalizante sem custos”, contou.

No evento de lançamento do programa, também foram entregues 30 rádios comunicadores para os agentes de trânsito do Detran|ES, visando melhorar a fiscalização e a segurança viária no estado.

Serviço:

A divulgação do resultado, as inscrições e matrículas serão no site www.detran.es.gov.br.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Detran|ES / Governo- ES

Veja também

e0162e48-eafc-4cee-99d9-60745c0c76e3

Polícia Civil do Espírito Santo é destaque em premiação nacional do setor jurídico

ronan-fisioterapeuta-768x498

Nova eleição em Santa Maria de Jetibá: Justiça cassa mandato de prefeito Ronan Zucoloto

808

Nova irrigação revoluciona a produção de Café Conilon

Imagem do WhatsApp de 2025-04-09 à(s) 11.01.45_b22d14d4

Quase 49 Mil Pessoas Desaparecidas na Guerra da Ucrânia, Alerta Cruz Vermelha

cultura-13-03-Cicero-paixao-de-cristo-1024x829

Encenação da Paixão de Cristo será na próxima semana em Marechal Floriano

bdm-haddad_mcamgo_abr_20032025-5

Haddad: Brasil está melhor posicionado diante do tarifaço de Trump

julio-huber-768x432-1-1-768x432-1

Quarta-feira será de tempo instável no litoral e calor nas demais regiões do Espírito Santo

1982

Brasileiros sacaram R$ 258 milhões em valores esquecidos em fevereiro