Novo arcebispo de Vitória visita a Assembleia e conhece projetos

Publicado em 24/03/2025 às 13:24

Compartilhe

corpo_48374_VisitaArcebispo24032025LucasSCosta

Dom Ângelo e Maria da Luz Fernandes, da Arquidiocese, receberam a medalha dos 190 anos da Ales / Foto: Lucas S. Costa

Há pouco mais de um mês à frente da Arquidiocese de Vitória, Dom Ângelo Ademir Mezzari foi recebido nesta segunda-feira (24) pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Santos (União). Durante a visita de cortesia, o arcebispo conheceu iniciativas voltadas à aproximação da Ales com a população capixaba.

Entre os projetos apresentados, destacou-se o Ales Digital, que modernizou a tramitação de processos, resultando em uma economia de R$ 18 milhões. O diretor de Transparência, Inovação e Projetos Especiais, Marcos Aquino, antecipou que novas medidas serão implantadas, incluindo o uso de inteligência artificial para aprimorar a desburocratização.

Marcelo Santos ressaltou que os avanços tecnológicos mantêm a Ales como a Assembleia Legislativa mais transparente do Brasil e o poder mais transparente do Espírito Santo – títulos conquistados no ano passado. Segundo ele, tais iniciativas refletem o compromisso com a correta aplicação dos recursos públicos.

Incentivo ao desenvolvimento rural

Outro projeto apresentado ao arcebispo foi o Arranjos Produtivos, que busca levar conhecimento aos agricultores familiares, incentivando a diversificação da produção e contribuindo para a fixação dos trabalhadores no campo, evitando o êxodo rural.

De acordo com Joelma Costalonga, diretora da Casa dos Municípios e responsável pela iniciativa, o programa começou com 20 municípios e hoje já atende 27, em sua segunda fase. Ao todo, 25 mil agricultores são beneficiados. “O principal ativo do projeto não é entregar mudas ou calcário, mas sim conhecimento”, enfatizou o presidente da Ales.

Marcelo Santos destacou a mudança de abordagem da Assembleia: “Antes, esperávamos as pessoas virem até nós. Agora, vamos ao encontro delas”.

Homenagens e reconhecimento

Acompanhado pela gerente da Mitra Arquidiocesana de Vitória, Maria da Luz Fernandes, Dom Ângelo recebeu uma medalha comemorativa pelos 190 anos da Ales. Como gesto de boas-vindas, o presidente também presenteou o arcebispo com uma embalagem de café produzido em sua propriedade na região do Caparaó.

Dom Ângelo elogiou as iniciativas apresentadas, destacando sua importância para a população, especialmente os pequenos agricultores, além dos avanços em digitalização e transparência.

Além disso, dois Projetos de Decreto Legislativo (PDLs) concedem ao arcebispo o título de Cidadão Espírito-Santense:

  • PDL 5/2025
  • PDL 11/2025

A reunião contou ainda com a presença do secretário de Relações Institucionais, Giuliano Nader.

Fonte: ALES

Veja também

Mosquito macro photography

Semana de Mobilização contra a dengue começa nesta segunda-feira (31)

potencial do cooperativismo

Potencial do cooperativismo é destaque em 2025

mais turma de bombeiro

Governo do Estado autoriza início de mais uma turma de formação de soldados do Corpo de Bombeiros

frutas brasileiras

Frutas brasileiras conquistam novos mercados internacionais

judocas do es

Com apoio do Voe Atleta, judocas disputam Campeonato Brasileiro Regional

observatorio da tuberculose

Observatório da Tuberculose no Espírito Santo realiza simpósio sobre o combate à doença

pequenas barragens

Mais de 1.300 pequenas barragens devem ser financiadas no Espírito Santo

mais formação de soldados

Polícia Militar terá mais uma turma de Soldados e mais vagas para oficiais em 2025