Jacaré é avistado caminhando por estradas em Marechal Floriano e assusta moradores
Publicado em 14/01/2025 às 14:59
Texto: Bruno Caetano / Foto: Divulgação
Moradores foram surpreendidos pela presença de um jacaré caminhando por estradas próximas a um sítio na localidade de Córrego do Ouro, no distrito de Victor Hugo, em Marechal Floriano. O animal, que mais tarde foi identificado como um jacaré-de-papo-amarelo, chamou a atenção e rapidamente se dirigiu a uma lagoa da região, onde permanece até o momento.
O avistamento gerou preocupação, especialmente por se tratar de uma área com lagos frequentemente utilizados por crianças para banho. “O pessoal fica apreensivo, porque não conhecemos o comportamento do animal. Não sabemos se ele é agressivo ou não”, relatou morador Adriano Ciurlleti. Assista abaixo a um vídeo feito por um morador, e que mostra o jacaré andando na estrada da localidade.
A Polícia Militar Ambiental foi acionada e realizou três tentativas de localizar o animal, mas ele não foi encontrado durante as visitas. Segundo a polícia, ao encontrar um jacaré ou outros animais silvestres que possam oferecer risco, qualquer cidadão deve evitar a aproximação e o manuseio.
Além disso, é importante não oferecer alimento ou qualquer tipo de medicamento. É fundamental acionar os órgãos ambientais, que possuem equipes capacitadas para realizar o resgate em segurança e com o manejo adequado dos animais selvagens.
O Projeto Caiman, que atua na pesquisa e conservação do jacaré-de-papo-amarelo no Espírito Santo, também esteve no local para avaliar a situação. De acordo com especialistas, trata-se de um jacaré com cerca de 1,70 metro.
“É uma situação difícil de resgate, mas não há perigo imediato para o animal ou para a população. Continuaremos monitorando e planejando o melhor momento para removê-lo de forma segura”, declarou o instituto, em nota.