Braço Sul do rio Jucu transborda e alaga ruas em Marechal Floriano
Publicado em 09/01/2025 às 22:30
Texto: Julio Huber / Foto: Nielson Stein
No início da noite de hoje (09), o prefeito de Marechal Floriano, Antônio Lidiney Gobbi, gravou um vídeo alertando os moradores para o risco do Braço Sul do rio Jucu transbordar na sede do município. Momentos depois, as águas invadiram ruas, e o nível continua subindo.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Marechal Floriano, Fábio Stein, entre meia noite e 2h da madrugada de ontem (08), choveu forte na região de Victor Hugo. E esse volume de água somado com as chuvas que caíram no município durante todo o dia de hoje, tem elevado o nível de córregos e rios.
“Na tarde hoje começou chover forte e as águas do Rio Fundo se juntaram com as que vieram das outras partes mais altas e ocorreu o transbordamento do Braço Sul. Nesta noite está chovendo em Araguaya e essas águas devem chegar na sede depois de 4h da madrugada”, informou Stein.
Segundo ele, há um alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), de risco alto de chuvas, o que segundo ele está se confirmando. “A previsão é de que a chuva continue durante essa noite. O solo também está bem enxarcado e quem mora perto de encostas deve ter muita atenção e monitorar”, enfatizou.
Um vídeo feito pelo secretário de Turismo de Marechal Floriano, o empresário Enildo Cardoso, mostra a rua Waldemar Mees totalmente alagada pelas águas do Braço Sul. Enildo afirma que as águas continuam subindo. No vídeo é possível ver comerciantes tirando materiais de lojas que ficam na margem do rio. Assista abaixo.
Por meio de um vídeo, o prefeito Lidiney disse que está de prontidão com todo o seu secretariado e funcionários. “Estamos atentos e preocupados com todos vocês, moradores de Marechal Floriano, diante das fortes chuvas que estão atingindo nosso estado e, especialmente, nosso município. Quero pedir que fiquem em alerta, pois a chuva intensa nas cabeceiras do rio Jucu Braço Sul, que atravessa nossa cidade, causará aumento do volume de água”, alertou.
O prefeito informou que recebeu um comunicado da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros e do Governo do Estado com alertas que abrangem diversos municípios, incluindo Marechal Floriano. “É fundamental que todos os moradores fiquem atentos, principalmente quem vive próximo ao rio, córregos, encostas ou áreas de risco de deslizamento. Eu e meus secretários estamos mobilizados, atentos e à disposição para ajudar nossa população neste momento difícil. Que Deus nos proteja e abençoe a todos. Contem conosco para o que precisarem”, disse o prefeito.