Tradição italiana centenária é preservada e valorizada em Araguaya, Marechal Floriano

Publicado em 04/01/2025 às 06:02

Compartilhe

cultura italiana araguaya

Texto: Julio Huber e Cícero Modolo

O distrito de Araguaya, em Marechal Floriano, é conhecido por museus que reúnem um dos maiores acervos da imigração italiana do Estado. O distrito, que é cortado por uma linha férrea, possui uma estação de trem, que hoje serve para realizar atividades culturais, além de outros importantes itens que tornam o distrito referência no turismo cultural.

E tudo isso é mantido por moradores que fazem questão de preservar as tradições dos seus antepassados, que vieram da Itália e colonizaram a região. Uma dessas tradições que já atravessa gerações é o “Bom Princípio de Ano Novo”, que em italiano se pronuncia “Buon Principio Anno Nuovo”. No primeiro dia do ano, bem cedo, as crianças vão às ruas e pedem guloseimas aos moradores. Elas percorrem casas e comércios na cidade.

Essa prática centenária promete prosperidade a quem dá doces no 1º de janeiro de cada ano. Segundo moradores mais antigos, a tradição teve início com os imigrantes italianos no começo do século passado. Para muitos moradores, dar balas, doces ou até mesmo dinheiro para as crianças significa ter um ano cheio de prosperidade.

O “Bom Princípio de Ano Novo”, é declarado um Patrimônio Cultural Imaterial em Marechal Floriano, cuja Lei Municipal Nº 2.365 é de 10 de setembro de 2021. Também foi inserido no Calendário de Eventos do Município, pela Lei Municipal Nº 1.507, de 27 de agosto de 2014.

O morador do distrito e vereador Cezinha Ronchi Junior, estava com sua filha de 6 anos em pé às 6h na porta da casa para distribuir potes com doces. “É uma tradição centenária de nossa comunidade trazida pelos Imigrantes Italianos, minha filha levantou às 6 da manhã para visitar e desejar um Bom Princípio juntamente com outras crianças, recebendo balas, doces e dinheiro como forma de acolhimento. Fico feliz em participar e olhar nos olhos e ver a alegria das crianças quando damos Bom Princípio. Parabéns a todos que colaboram para manter viva essa tradição. Parabéns crianças. Que Deus continue abençoando todas às crianças”, disse Cezinha Ronchi.

Para outro morador, Antônio Malini, a realização do “Bom Princípio de Ano Novo” é uma mostra da fidelidade familiar que gera um fortalecimento da amizade e do respeito entre todos os moradores de Araguaya. “Convivemos com essa situação maravilhosa durante toda a nossa existência e cremos fielmente que jamais terá fim esse projeto de formação amigável e, sobretudo respeitoso, que fortalece a cultura italiana”, afirmou.

O morador Tarcísio Borgo disse que o ato de as crianças serem recebidas pelos moradores em suas residências é simplesmente emocionante e o que ele percebe são muitas cenas de carinho e eternos agradecimentos. “Bom Princípio de Ano Novo já dura mais de 100 anos e foi trazido para cá pelos nossos ancestrais e será garantida a permanência com o acompanhamento dos pais ou responsáveis”, afirma emocionado Borgo.

Ademir Dadalto, empresário e representante da associação de moradores, disse da importância de apoiar iniciativas culturais e turísticas no distrito. “Nossa intenção é manter essas tradições, que foram trazidas pelos italianos. Também conseguimos proporcionar às crianças o pensamento de que a cada ano é um ano de esperança e de fé”, destaca.

Veja também

Imagem do WhatsApp de 2025-01-07 à(s) 17.58.13_81a0fe95

Falta de energia elétrica causa desabastecimento de água em região de Domingos Martins

13304

Terremoto de 6,8 atinge os Himalaias, deixando 126 mortos e mais de 130 feridos

arte e cronica

Ano Novo, vida nova?

3756

Mina de carvão inunda e deixa 9 pessoas presas a 45 metros de profundidade na Índia

trafico de drogas

Quatro homens são presos suspeitos de tráfico de drogas em Marechal Floriano

Linha-Bella-Gramado-Divulgacao-2-1024x683

Linha Bella revela belezas, culinária e tradições do interior de Gramado

Climatempo-1024x640

ES e MG em alerta: deslizamentos e alagamentos causam transtornos

5m1a4315

Obras restauradas do 8/1 começam a chegar ao Palácio do Planalto