GASTRONOMIA

Gastronomia

Arroz de costela bovina

Publicado em 16/12/2024 às 09:40

Compartilhe

GATRONOMIA-1

O município de Marechal Floriano, na região serrana do estado do Espírito Santo, vizinho ao de Domingos Martins, agora tem uma peixaria, a “Peixaria da Montanha”! Outro dia fui lá conhecê-la. Encontrei uma boa variedade de pescados, frutos do mar, resfriados ou congelados, além de vinhos, molhos, temperos, salgadinhos congelados e, por incrível que pareça, carnes!

Após dar uma olhada geral em todos os produtos, comprei uma porção de “coxinhas de tilápia”, congeladas, para preparar no airfryer, além de um pacote com 1,2 kg de “costela bovina sem osso”, resfriada!

Em casa separei 500 g da costela, temperei bem com pasta caseira de alho e cebola, sal e pimenta do reino moída na hora, e coloquei na airfryer, para eu e minha esposa almoçarmos.

O restante guardei para outra ocasião e, após pesquisar na internet, encontrei a receita do “arroz de costela”. Combinei, então, com um casal de amigos e vizinhos do Condomínio onde moramos, em Domingos Martins, que no sábado seguinte iríamos fazer um “junta pratos” e eu prepararia essa iguaria.

Comecei, logo na manhã do sábado, a temperar a carne, cortada em pedaços de 3 x 3 cm, com pasta caseira de alho e cebola, sal, pimenta do reino e páprica picante, além de um pouco de molho inglês, deixando-a na geladeira por 2 horas e meia.

Cortei em cubinhos pequenos 2 cenouras grandes descascadas e coloquei-as para cozinhar em água com um pouco de sal, até amaciarem, e reservei-as dentro da panela mesmo.

Passadas as 2,5 horas, coloquei 2 colheres de sopa de azeite de oliva para esquentar numa panela de pressão, adicionei a carne e o caldo do tempero e 2 copos de água. Fechei a panela e, após 40 minutos, desliguei o fogo e abri-a, para verificar a quantidade de líquido restante. Precisei adicionar mais um copo de água, voltando a panela fechada para o fogo, deixando por mais 30 minutos cozinhando.

Enquanto isso, cozinhei 2 xícaras de arroz parboilizado, da maneira tradicional: refoguei uma colher de sopa de tempero caseiro de alho e cebola, depois adicionei o arroz e, mexendo para não pegar no fundo da panela, deixei até que os grãos ficassem brilhantes. Aí despejei 2 copos de água fria com sal, tampei a panela parcialmente e deixei no fogo até secar a água e os grãos ficarem macios. Reservei.

Com a carne bem cozida, retirei-a da panela de pressão e a desfiei manualmente. Coloquei, então, o arroz pronto em outra panela maior, acrescentei a carne desfiada e seu caldo do cozimento, os cubinhos de cenoura junto com a água onde foram cozidos, um pacotinho de ervilhas em conserva devidamente escorridas e 3 linguiças calabresas assadas na airfryer cortadas também em cubinhos.

Revirei carinhosamente essa mistura, levei-a ao fogo novamente, só para aquecer a mistura, polvilhei salsinha fresca bem picadinha e ela seguiu para a mesa, onde a saboreamos em porções ainda regadas com um bom azeite de oliva, acompanhada por um vinho tinto, que harmonizou maravilhosamente. Resumindo: receita simples de preparar e muito saborosa para degustar!

Veja também

verao freepik

Começou o verão 2024/2025

es solidario

Governo do Estado realiza ‘Pedágio Solidário’ na Terceira Ponte

recompensa por cao

Família oferece R$ 2 mil para quem encontrar cão desaparecido em Domingos Martins

apreensao de profutos agro

Operações apreendem produtos agropecuários irregulares

estragos-manifestacao_mcamgo_abr_090120231818-26_0

Lula reúne ministros para almoço no Alvorada

haddad_01

Haddad afirma que o Banco Central deve buscar o equilíbrio no valor do dólar

54215941215_3b866f5dfa_o

Senado aprova PEC que prevê corte de gastos e mudanças no PIS/Pasep

GATRONOMIA-1

Sopa de letrinhas       

Últimos artigos de Gastronomia

Sopa de letrinhas       

Arroz de costela bovina

Filé de peixe no forno   

Receita de Arroz a piemontese

Receita de Trouxinhas de mortadela, ricota e nozes