A colaboração entre a Cooabriel e o IFES impulsiona a inovação no setor do café conilon
Publicado em 15/12/2024 às 09:49
Foto: Divulgação/Cooabriel
A Cooabriel renovou sua parceria com o Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) – Campus Venda Nova do Imigrante e o Coffee Design, marcando o início da segunda fase do Programa de Qualidade – Conilon, Origem Singular. Com um investimento de cerca de R$ 2,8 milhões, o convênio, que se estenderá até 2027, foca em quatro principais áreas: transferência de tecnologia, desenvolvimento de produtos derivados do conilon, utilização de inóculos de fungos nas lavouras e melhoramento genético de clones.
O professor Aldemar Polonini Moreli, do IFES, destaca que esta nova fase do programa atende às demandas da cafeicultura atual, abordando desafios como as mudanças climáticas, rastreabilidade e variações de mercado, ao mesmo tempo que integra tecnologias avançadas, como biotecnologia e automação. Carlos Augusto Pandolfi, superintendente geral da Cooabriel, enfatiza o impacto transformador da ciência e da educação, destacando que o compromisso da cooperativa vai além dos cooperados, abrangendo toda a cadeia produtiva do estado e do país.
Entre as inovações previstas está o desenvolvimento de novos produtos derivados do conilon. A professora Emanuele Catarina da Silva Oliveira explica que o objetivo é explorar o perfil químico único do grão capixaba, ampliando seu valor tanto no mercado nacional quanto internacional. Além disso, o plano de agricultura regenerativa busca implementar práticas sustentáveis com o uso de inóculos de fungos benéficos ao solo. A caracterização química e sensorial de clones, coordenada por William dos Santos Gomes, promete transformar a percepção do conilon, posicionando-o como um café de alta qualidade. Luiz Carlos Bastianello, presidente da Cooabriel, reforça que essa parceria é fundamental para alcançar avanços significativos na cafeicultura.
Fonte: Cooabriel