Arquivo Público recebe exposição sobre os 150 anos da imigração italiana

Publicado em 11/12/2024 às 08:09

Compartilhe

Ilustração_Expo_italiana (2) (1) (1)

A exposição “Do Passado ao Horizonte, 150 Anos de Travessias” será aberta no Arquivo Público do Espírito Santo (APEES), nesta quarta-feira (11), às 16h. Este será o último local que receberá a Mostra, após ter percorrido 0 diferentes cidades do Estado no decorrer do ano. As visitas poderão ser feitas das 10h às 17h, de segunda a sexta-feira, até o dia 11 de janeiro, na sede da instituição, no Centro de Vitória.

De acordo com diretor-geral do APEES, Cilmar Franceschetto, a exposição é baseada em diferentes períodos históricos, com roteiro cronológico, de caráter didático e com preocupação em sua representação artística . “Trata-se de uma abordagem de conteúdo histórico mas que também é emocionante, especialmente para os descendentes que terão a oportunidade de reviver o que ouviram dos seus familiares”.

A Mostra é dividida em quatro tempos distribuídos em 20 lâminas de tecido que retratam as motivações da emigração dentro do processo de Unificação Italiana, a viagem dos migrantes, o contato com o Novo Mundo e as perspectivas de futuro. A organização é da Comunità Italiana, em parceria com o APEES e a Secretaria da Cultura (Secult), com recursos da Lei de Incentivo à Cultura (LICC) e do Grupo Águia Branca.

Momentos históricos

O processo imigratório italiano em massa para o Brasil se iniciou em fevereiro de 1874 com a chegada da Expedição Tabacchi à baía de Vitória. O Brasil é atualmente o segundo país com o maior número de descendentes de italianos do mundo, cerca de 30 milhões, e o Espírito Santo foi o principal local de entrada.

A migração foi o resultado de um processo mais longo de Unificação Italiana, concluído em 1871. Antes disso, a Península Itálica era formada por reinos, ducados, repúblicas, principados e cidades, cada um com suas leis, moedas, tradições, dialetos e costumes.

Durante e após os conflitos, a fome e a pobreza, juntamente com a falta de trabalho, desencadearam um intenso processo de migração dentro do território e fluxos para outros países, principalmente Estados Unidos, Brasil e Argentina. O contexto histórico pós-unificação era de crise e desagregação, tanto nos campos quanto nas cidades. Como em toda zona de tensão militar, os movimentos populacionais, com fugitivos, refugiados e combatentes, eram constantes em toda a Itália.

Fonte: Assessoria de Comunicação do APEES

Veja também

aplicativo_0410211422

Usuários relatam instabilidade no WhatsApp, Instagram e Facebook

0d4a0366

Análise do MDS fornece informações para a inclusão de pessoas em situação de rua

Close-up view of brown wooden mallet of judge

Jovem preso por matar CEO planejou usar bomba e estava afastado da família há meses

WhatsApp Image 2024-12-10 at 17.26.13-1

Saúde confirma primeiro óbito por Oropouche no Espírito Santo

polícia civil

Ação do Ministério Público investiga delegacia de Venda Nova do Imigrante

radio black

Sejus inaugura primeira rádio do Complexo Prisional de Xuri em Vila Velha

woman-getting-vaccine-shot-by-doctor

Gestantes e idosos passam a ter vacina Covid-19 no Calendário Nacional de Vacinação

Ilustração_Expo_italiana (2) (1) (1)

Arquivo Público recebe exposição sobre os 150 anos da imigração italiana