Atleta de Alfredo Chaves conquista Mundial de Jiu-Jitsu
Publicado em 27/11/2024 às 08:23
Texto: Bruno Caetano / Foto: Divulgação
O atleta de jiu-jitsu Ranieli Gusmão, de Alfredo Chaves, celebrou uma das semanas mais marcantes de sua carreira em 2024. Ele alcançou o topo do ranking nacional da Confederação Brasileira de Lutas Profissionais (CBLP) e se consagrou campeão mundial pela International Federation of Brazilian Jiu Jitsu Sport (IFBJJS) na categoria faixa marrom de peso médio (até 82,3 kg).
No sábado (16), em casa, no Ginásio Tancredão, ele garantiu o título de número 1 do ranking nacional ao conquistar o cinturão absoluto, derrotando um adversário do Rio de Janeiro. Dias depois, na sexta-feira (22), ele viajou a São Paulo e, no Ginásio do Ibirapuera, sagrou-se campeão mundial em sua categoria, consolidando seu nome entre os melhores da modalidade.
O ano de 2024 foi repleto de desafios e superações para o lutador. Ele manteve uma rotina intensa de quase 20 treinos semanais, incluindo sessões aos sábados, domingos e feriados, com dias em que treinava até três vezes.
A dedicação foi recompensada com um histórico impecável fora do Espírito Santo, sem nenhuma derrota em competições realizadas no Ceará e em São Paulo. “Fico muito feliz pela minha equipe, que é pequena ao nível do cenário estadual, mas já vem conquistando vários torneios. Ser um representante de Alfredo Chaves me enche de orgulho”, destaca.
Agora, ele mira novos desafios para 2025, com foco no Campeonato Brasileiro, que será realizado em Barueri (SP), e no Campeonato Europeu, programado para acontecer em Portugal.