Espírito Santo é destaque em congresso internacional sobre AVC na Colômbia

Publicado em 24/11/2024 às 10:58

Compartilhe

congresso internacional sobre AVC

Entre os dias 20 e 22 de novembro, Bogotá, na Colômbia, foi palco de três grandes eventos sobre saúde: o Global Stroke Alliance – V Encontro Ministerial Latino-Americano, a Conferência Regional e a XXVI edição do Congresso Iberoamericano de Enfermidade Cerebrovascular. O objetivo principal do encontro foi promover a troca de experiências entre países latino-americanos e estimular uma aliança global para aprimorar os cuidados com o Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Pesquisadores, médicos, gestores de saúde e representantes de hospitais públicos e privados debateram temas como prevenção, tratamento e reabilitação, além de desenvolver planos de ação específicos característicos para cada nacionalidade. O evento contou ainda com a presença de Sheila Martins, MD, PhD – Presidente da Organização Mundial de AVC; Gisele Sampaio Silva, MD, PhD – Presidente do XXVI Congresso Ibero-Americano de Doença cerebrovascular; ministros de vários países e reuniu especialistas de 15 nacionalidades e destacou iniciativas que estão transformando o cuidado com o AVC ao redor do mundo.

Representando o Espírito Santo, o secretário de Estado da Saúde, Miguel Duarte, apresentou dados sobre o impacto do AVC no Estado, relacionando-os ao cenário nacional. Ele detalhou as tecnologias implementadas no Hospital Estadual Central (HEC), referência no tratamento da doença, e abordou números significativos, como casos atendidos, internações e taxas de mortalidade.

O hospital, que fica no centro de Vitória, oferece tratamentos comprovadamente eficazes no tratamento do AVC, como a trombólise venosa e a trombectomia mecânica. Esta última, que consiste na remoção do coágulo que bloqueia o fluxo sanguíneo no cérebro, é realizada apenas em alguns hospitais públicos do Brasil, e o HEC é pioneiro na oferta desse procedimento no Sistema Único de Saúde (SUS) capixaba. Nos últimos 15 anos, o hospital já realizou mais de 1.500 trombólises e mais de 1.000 trombectomias mecânicas.

Como prova na qualidade e eficiência nos atendimentos em AVC no Espírito Santo, Duarte mencionou a certificação Selo Segurança do Paciente, concedida ao Hospital Estadual Central pelo desempenho nos indicadores de segurança assistencial. A certificação, emitida pela Epimed Solutions e pelo Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente (IBSP), reforça o compromisso do Espírito Santo com a qualidade no atendimento, além da proposta de qualificar e intensificar os investimentos em saúde.

“O Espírito Santo tem trabalhado de forma consistente para aprimorar o cuidado com o AVC, desde a prevenção até o tratamento e reabilitação. Participar de um evento como este é uma oportunidade de compartilhar nossas experiências e aprender com as estratégias de outros países. Essa troca é essencial para salvar vidas e oferecer um atendimento cada vez mais qualificado à população”, destacou Miguel Duarte.

O evento reforçou ainda a importância de alianças globais e regionais para enfrentar desafios na área da saúde, mostrando que a integração entre diferentes setores e países é o caminho para avanços significativos.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Sesa

Veja também

129068

Defesa de Daniel Alves pode solicitar indenização após anulação de condenação na Espanha

874453(1)

Frio Chegando? Veja Como Será Abril de 2025

capa

Moradores relatam quebras constantes de ônibus da Cordial em Domingos Martins

capa

Comunidade em Marechal Floriano se despede de Dona Pixula, símbolo da cultura local

84103

Março azul: Hospital Dório Silva reforça a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer colorretal

corpo_48393_CoronelWeliton2025EllenCampanharo

Projeto de Lei propõe regulamentação para circulação de cães policiais e bombeiros no ES

WhatsApp Image 2025-03-27 at 17.06.05

Forças de Segurança deflagram Operação Estado Presente no noroeste do Estado

DP Marechal Floriano

Polícia Civil prende homem por violência doméstica em Marechal Floriano