Concurso Nacional Unificado: Ministério divulga resultados de revisão de títulos
Publicado em 19/11/2024 às 09:19
Foto: Arte/EBC
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), responsável pelo Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), anunciou que os resultados dos pedidos de revisão das notas da prova de títulos estarão disponíveis nesta terça-feira (19). Os candidatos poderão acessar as informações na área do candidato no site do concurso, utilizando login e senha do portal Gov.br.
Conforme os editais dos oito blocos temáticos do CPNU, a revisão das notas de títulos é a etapa final deste processo. As notas revisadas podem ser mantidas, aumentadas ou reduzidas. “A banca examinadora é soberana em suas decisões, e não caberão recursos adicionais”, destaca o documento.
Os recursos referentes às notas foram submetidos nos dias 4 e 5 de novembro, sendo avaliados pela Fundação Cesgranrio, organizadora do certame.
Pontuação de títulos
A prova de títulos contribui com 0%, 5% ou 10% da nota final, conforme definido nos editais. O máximo permitido nesta avaliação é de dez pontos, mesmo que os títulos apresentados somem valores superiores.
Para análise de experiência profissional, foi obrigatório o envio de diplomas ou declarações que comprovassem a escolaridade mínima exigida para cada cargo. No entanto, tais documentos não foram considerados para pontuação da prova de títulos. Apenas diplomas de cursos de doutorado, mestrado, especializações, entre outros listados nos editais, foram avaliados.
Experiência profissional foi pontuada com 0,5 ponto por ano completo, sem sobreposição de períodos.
A etapa de títulos é classificatória, e não eliminatória. Dessa forma, candidatos que não apresentaram títulos ou tiveram nota zero nesta fase permanecem na disputa com a pontuação das provas objetivas e discursivas.
Participação e regras
Dos 45.082 candidatos habilitados a participar desta etapa, somente aqueles que enviaram os documentos corretamente até 11 de outubro tiveram os títulos analisados.
Candidatos não classificados nas etapas anteriores não passaram pela avaliação de títulos, conforme as regras do processo seletivo.
Resultado final e classificação
O resultado final do CPNU está previsto para ser divulgado na próxima quinta-feira (21).
Candidatos que não forem classificados para vagas imediatas poderão integrar uma lista de espera para os cargos selecionados, desde que não sejam reprovados. A classificação final será determinada com base na soma das notas das provas objetivas, discursivas e de títulos, respeitando o limite de duas vezes o número de vagas disponíveis no bloco temático correspondente.
Fonte: Daniella Almeida – Repórter da Agência Brasil