Governo do Estado promove formatura de 299 novos policiais penais
Publicado em 07/11/2024 às 15:16
O Governo do Estado realizou na noite de quarta-feira (06) a formatura dos alunos do Curso de Formação da Polícia Penal (CFPP) 2024, da Polícia Penal do Espírito Santo (PPES). Após quase três meses de aulas na Academia de Polícia Penal (Acadeppen), os 299 novos policiais penais estão agora prontos para atuar nas unidades prisionais em todo o estado.
A cerimônia de formatura ocorreu no Colégio Adventista, em Cariacica, e contou com a presença do governador Renato Casagrande, do vice-governador Ricardo Ferraço e de outras autoridades. O evento marcou o término do treinamento que preparou os alunos para atividades relacionadas ao planejamento, organização, monitoramento, execução e avaliação das rotinas da gestão penitenciária e das ações assistenciais prestadas às pessoas privadas de liberdade. A cerimônia também teve a participação dos formandos e seus familiares.
“Hoje, concluímos a formação desta turma e, nos próximos dias, quase 400 alunos iniciarão o curso. Na semana passada, quase mil novos policiais militares se formaram, e mais mil candidatos aprovados em concurso começarão a formação. Os investimentos em segurança pública são contínuos. É gratificante ver a energia dos novos policiais penais. Que bênçãos e compromisso os acompanhem nesse ingresso no serviço público capixaba”, afirmou o vice-governador Ricardo Ferraço.
O secretário de Estado da Justiça, Rafael Pacheco, parabenizou os formandos e destacou os esforços do Governo do Estado na criação da Polícia Penal do Espírito Santo no início deste ano, além de ressaltar a ampliação da categoria por meio do concurso público realizado no ano passado.
“Parabéns, formandos. Vocês estão prontos para fazer história como a primeira turma de policiais penais do Espírito Santo. Este é o começo de uma jornada de compromisso, honra e serviço à sociedade. Somente com servidores capacitados e dedicados ao tratamento penal e à segurança dos custodiados é que conseguimos fortalecer ainda mais a segurança pública do estado”, afirmou Rafael Pacheco.
O secretário da Justiça continuou: “A primeira turma de policiais penais do Espírito Santo é resultado dos investimentos do Governo do Estado e do compromisso do governador Renato Casagrande com a segurança dos capixabas. Isso inclui a formação de novos profissionais, além de mais infraestrutura e equipamentos para as unidades prisionais. Também temos previsão de um novo concurso, com 600 vagas, para o próximo ano.”
Durante o curso, os alunos realizaram estágio nas unidades prisionais, demonstrando as habilidades adquiridas ao longo da formação na Academia de Polícia Penal (Acadeppen).
O diretor-geral da Polícia Penal, José Franco de Morais Junior, celebrou a conquista dos novos policiais penais e fez um discurso emocionante, destacando a importância do concurso realizado para a criação da Polícia Penal. “Estamos muito felizes e ansiosos com a chegada de vocês e agradecemos ao governador do Estado, que atendeu às nossas demandas e acolheu nosso pedido pela realização deste concurso público”, declarou.
Ao se dirigir aos alunos, Franco enfatizou: “Ser policial penal é abraçar um papel complexo e multifacetado. Em um cenário que exige lucidez e equilíbrio constantes, a função vai além de vigiar e manter a ordem nos estabelecimentos penais. Trata-se de uma responsabilidade moral e social que exige um profundo respeito pela dignidade humana, mesmo em situações difíceis.”
Fonte: Governo ES