Nesta quinta-feira, o tempo estará bastante instável na maior parte do Brasil
Publicado em 07/11/2024 às 09:10
Há risco de chuvas fortes em todos os estados das regiões Sul e Centro-Oeste, além de São Paulo, parte do Rio de Janeiro e Minas Gerais, Rondônia, Tocantins, a maior parte do Amazonas e do Acre. O litoral da Bahia e áreas no extremo sul do Maranhão também podem registrar chuvas de intensidade moderada a forte.
As nuvens carregadas se formam em grande parte do país devido à abundante presença de ar quente e úmido, somada à circulação de ventos em diversos níveis da atmosfera, o que facilita a formação de nuvens de temporal. A passagem de uma frente fria e o surgimento de uma nova frente fria, associada a um ciclone extratropical, devem intensificar a chuva, especialmente no Sul e em Mato Grosso do Sul.
Alertas meteorológicos para 07/11/2024 – quinta-feira
Região Sul:
- Perigo de chuva volumosa e ventos fortes no litoral do Paraná, com rajadas de até 85 km/h e alguns picos mais intensos.
- Alerta para temporais com raios e rajadas de vento entre 71 e 90 km/h no interior do Paraná, Grande Curitiba, serra e sul catarinenses, vale do Itajaí, litoral norte de Santa Catarina, oeste e leste do Rio Grande do Sul, Grande Porto Alegre, serra e planalto gaúcho.
- Atenção para chuvas moderadas a fortes, com risco de raios e ventos de até 70 km/h no oeste e planaltos sul e norte de Santa Catarina, região central, sudoeste e sul do Rio Grande do Sul.
Região Sudeste:
- Perigo de chuvas volumosas e ventania no litoral de São Paulo, com rajadas de até 85 km/h e alguns picos mais fortes.
- Alerta para temporais com raios e rajadas de vento entre 71 e 90 km/h na Grande São Paulo, interior paulista, sul de Minas e Triângulo Mineiro.
- Atenção para chuvas moderadas a fortes, com risco de raios e ventos de até 70 km/h no sul do Rio de Janeiro, centro-oeste e noroeste de Minas Gerais.
Região Centro-Oeste:
- Perigo de chuvas volumosas e ventos fortes no leste, centro e oeste de Mato Grosso do Sul, incluindo Campo Grande, com rajadas de até 85 km/h.
- Alerta para temporais com ventos de 71 a 90 km/h no sul e norte/noroeste de Mato Grosso do Sul, incluindo Corumbá e Ponta Porã, região de Goiânia, centro-sul e sudoeste de Goiás, e no centro-sul de Mato Grosso, incluindo Rondonópolis e Cuiabá.
- Atenção para chuvas moderadas a fortes, com risco de raios e ventos de até 70 km/h no Distrito Federal, centro, norte e leste de Goiás, centro, norte e leste de Mato Grosso.
Região Norte:
- Alerta para temporais com rajadas de vento de 71 a 90 km/h em Rio Branco e no leste do Acre, centro-sul e oeste de Rondônia.
- Atenção para chuvas moderadas a fortes, com raios e ventos de até 70 km/h no Tocantins, sudeste e sul do Pará, região central do Acre, Manaus e maior parte do Amazonas (exceto nas fronteiras oeste do estado), Porto Velho, centro, norte e leste de Rondônia.
Região Nordeste:
- Atenção para chuvas moderadas a fortes, com risco de raios e rajadas de ventos de até 70 km/h em Salvador, litoral da Bahia e sudoeste baiano.
Frentes Frias
Nesta quinta-feira, 7 de novembro, uma nova frente fria passará pela costa da região Sul. Embora se afaste rapidamente para alto-mar, deixará ar frio de origem polar na região Sul. Simultaneamente, uma grande área de baixa pressão se intensifica sobre o Sul do Brasil, Paraguai, Mato Grosso do Sul e São Paulo. A interação do ar frio e da baixa pressão resultará em uma nova frente fria com um ciclone extratropical entre quinta e sexta-feira, 8 de novembro.
Este ciclone se formará sobre o mar e se afastará rapidamente do Brasil. No entanto, a frente fria avançará sobre o interior do país, provocando chuvas fortes na sexta-feira e durante o fim de semana nos estados do Sudeste e Centro-Oeste, além da Bahia e Tocantins.
Atenção para o Mar Agitado nos Próximos Dias
Os ventos fortes sobre o oceano, causados pelo ciclone extratropical, resultarão em mar agitado na sexta-feira no litoral da região Sul. Durante o fim de semana, a agitação se estenderá por toda a costa da região Sudeste.
O mar ficará perigoso para navegação e banhistas.
Fonte: Clima Tempo