Concurso destaca e premia produtores de cafés especiais em Santa Teresa

Publicado em 04/11/2024 às 09:30

Compartilhe

MOP_9637-2

Foto: Thiago Guimarães/Marcelo Pita

O município de Santa Teresa, localizado na região serrana do Espírito Santo, tem se destacado na produção sustentável de cafés de alta qualidade. Um reflexo disso foi o Prêmio Cafés Especiais de Santa Teresa 2024, cuja cerimônia de premiação aconteceu na quarta-feira (30).

O concurso, organizado pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) em parceria com a Prefeitura Municipal, abrangeu as categorias de café arábica, conilon e sustentabilidade.

Na categoria conilon, Rosinaldo Cerchi conquistou o primeiro lugar com 88,25 pontos, seguido por José Braz Ortelan (87,08) e Ronald Cerchi (86,67). Já na categoria arábica, o vencedor foi Ormindo Francisco Nandorf, com 87,96 pontos, com Rosinaldo Cerchi em segundo (87,92) e Luis Carlos da Silva Gomes em terceiro (86,83).

A categoria sustentabilidade, com as maiores pontuações do concurso, ressaltou o compromisso dos produtores locais com práticas social e ambientalmente responsáveis. A produtora Jarlete da Penha Sotelle foi a campeã, com 96,36 pontos, seguida por Ricardo Amador Serro (95,08) e José Braz Ortelan (88,12).

Cassio Venturini, coordenador do Incaper em Santa Teresa e organizador do prêmio, considerou que o concurso atingiu seu objetivo principal. “Nossa meta é incentivar a produção de cafés de qualidade, aplicando boas práticas agrícolas e critérios socioambientais, conforme o currículo de sustentabilidade do Incaper. Esse objetivo foi cumprido, com cafés ultrapassando 88 pontos na categoria qualidade e 96 na sustentabilidade. Além disso, houve grande participação da comunidade, fortalecendo a cafeicultura local”, afirmou Venturini.

Ao todo, 59 amostras de arábica e conilon, de 35 produtores da região, participaram do concurso, que premiou R$ 25 mil em prêmios.

A etapa de avaliação sensorial dos cafés ocorreu no Centro de Cafés Especiais do Espírito Santo (Cecafes), do Incaper, onde as amostras foram degustadas e analisadas em termos de sabor, aroma e qualidade. A avaliação da sustentabilidade foi feita por meio de visitas técnicas às propriedades, verificando práticas agrícolas como uso racional de insumos, conservação do solo e água, e respeito à biodiversidade.

A premiação foi realizada na Escola Superior São Francisco de Assis (ESFA) e reuniu cerca de 150 pessoas. O Prêmio Cafés Especiais de Santa Teresa 2024 contou com o patrocínio de Sicoob, Nater Coop e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santa Teresa, além do apoio de Aderes, Faes/Senar, Sebrae, Ifes Campus Santa Teresa, Agrifes, Sindiforte, IG Montanhas do Espírito Santo, Associação de Produtores de Cafés Especiais de Santa Teresa, Agroquímica Teresense, Fapes e Inovagro.

Fonte: Incaper

Veja também

idosos sou feliz

Campanha “Adote um Idoso – Sou Feliz!” incentiva a doação de presentes de Natal

capa maximo  Foto Julio Huber

Imigração Italiana ganha documentário que será lançado em seminário de turismo

congresso internacional sobre AVC

Espírito Santo é destaque em congresso internacional sobre AVC na Colômbia

top view of various vegetables red cabbage cauliflower green onion lemon and tomatoes on on rustic background

Saúde amplia em mais de 159% incentivo para ações de alimentação e nutrição

vaca brasileira mais valorizada

Vaca brasileira chega a R$ 24 milhões e é considerada a mais valorizada do mundo

Cafes do ES

Cafés do Espírito Santo vencem o Coffee of the Year 2024

62-dos-navios-para-exportacao-de-cafe-registram-atrasos-em-junho

Quatro novos mercados para produtos brasileiros na China

ipva

Calendário de pagamento do IPVA 2025 é definido