Estudo alerta que a crise climática expõe ursos polares a novas doenças

Publicado em 25/10/2024 às 13:36

Compartilhe

Majestic arctic mammal looking at camera, tranquil scene generated by artificial intelligence

Foto: Freepik

Estudo alerta que crise climática expõe ursos polares a doenças
Um novo estudo revela um cenário preocupante sobre os impactos das mudanças climáticas nos ursos polares do Ártico. O aumento das temperaturas altera drasticamente o habitat desses animais, obrigando-os a buscar novas áreas de caça e aumentando o contato com solos expostos, o que os deixa vulneráveis a vírus, bactérias e parasitas.

Com uma população global de apenas 26.000 indivíduos, a maioria no Canadá, essa espécie ameaçada de extinção já enfrenta sérios riscos devido ao aquecimento global. Os pesquisadores descobriram que, em comparação a 30 anos atrás, os ursos estão expostos a uma gama crescente de patógenos devido às mudanças ambientais.

Em análises realizadas no Mar de Chukchi, entre o Alasca e a Rússia, cientistas examinaram o sangue dos ursos e testaram amostras para seis tipos de patógenos, incluindo vírus, bactérias e parasitas. A bióloga Dra. Karyn Rode, do Serviço Geológico dos Estados Unidos, explica que ainda é difícil quantificar o impacto físico dessas exposições, mas que o ecossistema do Ártico está claramente mudando.

O estudo, que abrange três décadas de dados, coincide com uma perda significativa de gelo marinho e com o aumento do uso de áreas terrestres por esses animais. Entre os patógenos mais comuns estão dois parasitas causadores de toxoplasmose e neosporose, duas bactérias que provocam febre do coelho e brucelose, e o vírus da cinomose.

“Os ursos são resistentes a doenças em geral, mas isso evidencia que o Ártico está mudando”, afirma Rode. “Nosso estudo sugere que essa exposição ocorre principalmente via presas dos ursos, indicando que outras espécies também estão passando por mudanças semelhantes”.

A União Internacional para a Conservação da Natureza classifica os ursos polares como vulneráveis à extinção, com a crise climática sendo um fator crucial em sua trajetória de declínio.

Fonte: IG

Veja também

capa

Incêndio destrói veículo em Marechal Floriano

Imagem do WhatsApp de 2024-11-21 à(s) 14.55.21_f360412f

Fim de semana será com chuva em todo o Espírito Santo

beautiful-alternative-energy-plant-with-solar-panels

Governo do Estado lança licitação para locação de miniusinas solares

side-view-girl-getting-vaccinated

Unidades de saúde em Marechal Floriano realizam campanha de vacinação neste fim de semana

54132839110_6c32cd97f3_o

COP29: organizações sociais destacam lacunas nas regras de financiamento

Imagem do WhatsApp de 2024-11-21 à(s) 10.00.59_d61279e1

Finalistas do Prêmio de Cafés Especiais do Espírito Santo marcam presença na SIC 2024

acidente na br

Motorista fica presa às ferragens após carro cair em barranco na BR-262, em Marechal Floriano

assassinato em mf

Homem é assassinado a facadas em Marechal Floriano e polícia investiga o caso