Incaper exibe 34 estudos no 48º Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras
Publicado em 25/10/2024 às 13:21
Foto: incaper
Pesquisadores e extensionistas do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) estão representando o Espírito Santo no 48º Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras, que ocorre esta semana em Franca, São Paulo. O evento reúne especialistas de todo o país com o objetivo de debater inovações e tecnologias para o desenvolvimento da cafeicultura.
Dos 450 trabalhos selecionados para os anais do congresso, 34 são de profissionais do Incaper, o que ressalta a importância das pesquisas realizadas no Espírito Santo. Quatro desses estudos foram ainda mais destacados, sendo escolhidos para a programação de apresentações orais.
Os temas abordados pelos trabalhos do Incaper incluem o melhoramento genético de variedades de café, visando maior produtividade, resistência a doenças como a ferrugem e qualidade superior. Além disso, são apresentados estudos sobre tecnologias de manejo eficiente e aprimoramento da qualidade do café.
“A seleção dos nossos trabalhos enfatiza a relevância das pesquisas desenvolvidas no Incaper. Essas iniciativas são cruciais para enfrentar os desafios climáticos e econômicos do setor, contribuindo para uma produção mais sustentável e rentável. Isso é essencial para que a cafeicultura capixaba se mantenha competitiva no cenário nacional e internacional”, afirma Fabiano Tristão, coordenador de cafeicultura do Incaper.
No total, 20 servidores do Incaper estão participando do congresso, que também atua como uma plataforma para a troca de conhecimentos entre pesquisadores, produtores e técnicos. “Essa interação fortalece a adoção de novas tecnologias e práticas sustentáveis nas propriedades capixabas”, avalia Tristão.
O 48º Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras começou na terça-feira (22) e vai até sexta-feira (25). O evento é organizado pela Fundação Procafé, Consórcio Pesquisa Café/Embrapa Café, Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo, Universidade Federal de Lavras (Ufla) e Universidade de Uberaba (Uniube). A programação de apresentações e a lista de trabalhos publicados podem ser consultadas no site www.fundacaoprocafe.com.br/congressos-cbpc.
Fonte: Incaper