Hamas solicita à Rússia apoio para a formação de um governo na Faixa de Gaza no período pós-guerra.
Publicado em 24/10/2024 às 09:52
Foto: Freepik
O grupo palestino Hamas solicitou à Rússia que exerça pressão sobre o presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, para iniciar negociações que visem a formação de um governo de unidade nacional na Faixa de Gaza após o fim do conflito. Essa demanda foi apresentada por Mousa Abu Marzouk, membro do politburo do Hamas, durante uma reunião com o vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Mikhail Bogdanov, em Moscou.
Marzouk declarou à agência de notícias russa RIA que a questão da unidade nacional palestina foi discutida, bem como a criação de um governo para administrar Gaza no período pós-guerra. Ele também solicitou que a Rússia encorajasse Abbas, que estava participando da cúpula do Brics em Kazan, a dar início a essas negociações.
A Autoridade Palestina (AP), liderada por Abbas e controlada pela facção Fatah, tem uma relação historicamente tensa com o Hamas, que governa Gaza desde que expulsou o Fatah do território em 2007, após um breve conflito entre as facções. A AP foi estabelecida como parte dos Acordos de Oslo, há aproximadamente três décadas, e exerce controle limitado sobre áreas da Cisjordânia ocupada, que os palestinos desejam que seja o núcleo de um futuro estado independente.
No entanto, o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu se opõe fortemente ao envolvimento da AP na administração de Gaza.
Fonte: CNN Brasil