Polícia Federal realiza operação contra desmatamento e queimadas na Amazônia
Publicado em 23/10/2024 às 14:22
Foto: ChatGPT
A Polícia Federal do Acre deflagrou nesta quarta-feira (23/10) a Operação Dracarys, com o objetivo de desarticular uma rede criminosa responsável por desmatamentos e queimadas ilegais na região sul do Amazonas, abrangendo os municípios de Boca do Acre e Pauini.
As investigações revelaram a supressão de 1.672 hectares de floresta nativa em Gleba Pública Federal e queimadas que devastaram 2.368 hectares. O setor técnico-pericial da Polícia Federal estimou os danos ambientais em cerca de R$ 138 milhões.
Imagens de satélite analisadas durante o monitoramento mostraram que as queimadas contribuíram significativamente para a formação de densas nuvens de fumaça, que afetaram a qualidade do ar em grandes áreas da Amazônia, especialmente entre setembro e outubro de 2024. A fumaça resultou em prejuízos à saúde das comunidades locais e agravou a crise ambiental na região.
A área atingida, de difícil acesso, localiza-se nos limites de Boca do Acre e Pauini, provavelmente escolhida de maneira estratégica para dificultar a ação dos órgãos de fiscalização. O isolamento da região facilitou a prática recorrente de crimes ambientais, como o desmatamento e a provocação de incêndios, longe da fiscalização, promovendo a exploração predatória e a impunidade.
A operação cumpriu 10 mandados judiciais, emitidos pela 7ª Vara Federal do Amazonas, incluindo prisão, busca e apreensão, além de medidas cautelares. As ações ocorreram em Campinas (SP), Boca do Acre (AM) e Pauini (AM).
Além disso, a Justiça Federal ordenou o sequestro de bens e o bloqueio de contas bancárias dos investigados, com o objetivo de garantir a reparação dos danos ambientais, avaliados em R$ 138 milhões.
O líder da organização criminosa, identificado como o principal financiador e articulador das atividades ilegais, reside em um condomínio de luxo em Campinas (SP). Ele e outros envolvidos são investigados por crimes como desmatamento, incêndio criminoso, impedimento da regeneração da vegetação, falsidade ideológica e associação criminosa.
A Operação Dracarys faz parte do Plano Nacional de Prevenção e Combate ao Desmatamento e Queimadas e marca um avanço no combate às atividades criminosas que afetam a Amazônia Legal, bioma crucial para o equilíbrio ambiental global. A operação reforça o compromisso da Polícia Federal em preservar o patrimônio natural do Brasil e responsabilizar aqueles que lucram com a destruição da Amazônia, desestimulando práticas ilegais contra o meio ambiente.
Fonte: PF