FMI aumenta previsão de crescimento do Brasil para 3% em 2024 e antecipa desaceleração em 2025

Publicado em 22/10/2024 às 13:16

Compartilhe

dinheiro 15-12 freepik

Foto: Freepik

O Fundo Monetário Internacional (FMI) revisou sua projeção de crescimento para o Brasil, elevando-a para 3% neste ano, mas ajustou para baixo as expectativas para 2025, citando a política monetária restritiva. As novas estimativas foram divulgadas nesta terça-feira (22).

No relatório “Perspectiva Econômica Global”, houve um aumento de 0,9 ponto percentual na previsão de expansão do Produto Interno Bruto (PIB) do país para 2024, passando de 2,1% calculados em julho. O FMI atribuiu essa melhoria a um consumo privado e a um investimento mais robustos na primeira metade do ano, impulsionados por um mercado de trabalho aquecido, transferências governamentais e impactos menores das enchentes do que o inicialmente esperado.

No entanto, o FMI advertiu que, devido à continuidade da política monetária restritiva e à expectativa de um arrefecimento no mercado de trabalho, o crescimento deverá desacelerar em 2025. Para o próximo ano, a previsão é de um crescimento do PIB de 2,2%, ligeiramente abaixo dos 2,4% estimados anteriormente.

A economia brasileira apresentou resultados superiores ao esperado no primeiro semestre, com um mercado de trabalho forte, inflação controlada e aumento de renda, além de um impacto menor das enchentes no Rio Grande do Sul, o que surpreendeu os analistas. Contudo, agora há uma expectativa de perda de força devido à diminuição dos estímulos fiscais e à elevada taxa básica de juros, atualmente em 10,75%. Espera-se que a taxa Selic suba para 11,75% nas duas últimas reuniões do Banco Central deste ano, conforme indica a pesquisa Focus.

O IBGE divulgará os dados do PIB do terceiro trimestre em 3 de dezembro. Entre abril e junho, a economia brasileira cresceu 1,4% em relação ao primeiro trimestre, de acordo com dados do instituto.

A nova projeção do FMI para o crescimento econômico em 2024 é levemente inferior à previsão do governo, que, em setembro, elevou sua estimativa para 3,2%, mesma previsão do Banco Central. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, também mencionou que novas revisões podem ocorrer.

Para 2025, o Ministério da Fazenda prevê um crescimento de 2,5%, enquanto o Banco Central espera uma expansão de 2,0%.

Além disso, o relatório do FMI incluiu previsões sobre a inflação, estimando-a em 4,3% e 3,6% para 2024 e 2025, respectivamente.

América Latina

No que se refere às projeções para a América Latina, a expectativa otimista do FMI para o Brasil neste ano compensou a redução de 0,7 ponto percentual para o México, que agora tem uma previsão de 1,5%. Assim, o FMI ajustou a estimativa de crescimento para a região da América Latina e Caribe como um todo, aumentando-a em 0,3 ponto percentual para 2,1% em 2024, mas cortando em 0,2 ponto para 2,5% em 2025.

A previsão para as economias de mercados emergentes e em desenvolvimento, das quais o Brasil faz parte, permaneceu em 4,2% para este ano e caiu 0,1 ponto para 2025, também para 4,2%.

Fonte:CNN Brasil

Veja também

pixebay

Lei capixaba que garante hortas domésticas e comunitárias é sancionada pelo governador Renato Casagrande

assembleia legislativa distribui mudas

Assembleia Legislativa entrega mais de 20 mil mudas para pequenos agricultores capixabas

encontro

Encontro promove integração entre diferentes equipes do Senar-ES

medicamentos para o libano

Brasil envia mais 9 toneladas de medicamentos ao Líbano

premio de mulher de negocios

Confira as vencedoras do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2024

Comunidade quilombola

Quilombolas do Espírito Santo lutam pela garantia de direitos básicos e por justiça social

arboviroses online

Saúde passa disponibilizar resultados de arboviroses de forma on-line

cesan com lucro

Cesan registra crescimento histórico de 43% no lucro em 2024